Mídia destaca opinião do Sindicato sobre mudança
Durante essa quarta-feira (15/7), a DEN (Diretoria Executiva Nacional) do Unafisco firmou posicionamento em diversos veículos de comunicação sobre a saída da Auditora-Fiscal Lina Maria Vieira do comando da RFB (Receita Federal do Brasil). O Jornal Nacional, da TV Globo, ressaltou fala do diretor-secretário, Ricardo Skaf, em que ele criticou pressões políticas sobre a RFB. “Nosso órgão é um órgão técnico. É um órgão que tem que atuar de forma impessoal, independente de quem quer que seja”, defendeu.
Outro trecho da entrevista foi reproduzida na edição desta quinta-feira (16/7) no Bom Dia Brasil e em outros telejornais da GloboNews. “Hoje a Receita Federal, aparentemente, está sofrendo uma ingerência que é indevida. Não pode ter o seu comando substituído por conta de uma política econômica ou de uma pressão política a cada momento”, afirmou o diretor.
Além disso, o diretor-secretário também concedeu entrevistas à Radio CBN, ao Canal Brasil e ao SBT. A todos os repórteres, Skaf disse que a Receita Federal não pode sofrer interferências políticas, pois, trata-se de um órgão técnico, de Estado, sendo de interesse da sociedade que se mantenha assim.
O diretor também defendeu a edição de uma LOF (Lei Orgânica do Fisco) que permita maior autonomia e independência técnica para a Receita Federal e para os Auditores-Fiscais, autoridades do órgão. O diretor do Unafisco abordou, ainda, dentre outros assuntos, a necessidade da implantação da lista tríplice para a escolha de dirigentes do órgão, com mandatos fixos.