Executivo retoma prova de vida presencial ou digital a partir de 1º de junho

Os Auditores-Fiscais aposentados e os pensionistas que têm a biometria cadastrada no Tribunal Regional Eleitoral (TSE) ou no Denatran podem fazer a prova de vida anual no aplicativo do governo federal “Meu Gov.br”, disponível nas lojas de aplicativos dos smartphones.

Para fazer a comprovação, é preciso, antes, abrir conta no “Gov.br“, pelo computador. Depois disso,  o mesmo usuário e a mesma senha do “Gov.br” devem ser utilizados para acessar o app “Meu Gov.br”, que realiza a identificação facial dos beneficiários, servindo como comprovação de vida. 

Caso queira confirmar se a prova de vida foi efetivada, o usuário pode consultar um outro app do governo, o “Sou Gov.br”, que apresenta a situação da prova de vida e disponibiliza o comprovante de realização do recadastramento.

Quem não tem a biometria cadastrada no TSE ou no Denatran, deverá, a partir de junho, fazer a comprovação pessoalmente em qualquer agência da instituição bancária onde recebe o pagamento do provento ou benefício. Neste caso, é preciso levar um documento de identidade e o CPF.

Até 31 de maio, continua valendo a Instrução Normativa da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) nº 32, que suspende até esta data a prova de vida presencial, em função da pandemia de Covid-19.

A prova de vida é obrigatória, anual e deve ser realizada no mês de aniversário, sendo condição para evitar a suspensão do pagamento da aposentadoria ou pensão.

Conteúdos Relacionados