Fonacate prestigia eventos promovidos pela Febrafite

O presidente do Sindifisco Nacional e do Fonacate (Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado), Pedro Delarue, participou da mesa de abertura do VIII Congresso Nacional e III Internacional da Febrafite (Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais) na noite de domingo (19/6), no auditório Elis Regina, no Parque Anhembi, na capital paulista. A solenidade reuniu, pelo menos, 700 pessoas, entre Auditores-Fiscais estaduais de todo o país, autoridades e convidados.

Em sua participação, Delarue falou também da discussão no Congresso Nacional sobre a administração tributária e a LOF (Lei Orgânica do Fisco), ao argumentar que o trabalho dos fiscais não se resume em arrecadar, mas principalmente a combater a sonegação fiscal. “Nosso trabalho é uma ação social radicada na meta de fazer com que o bom contribuinte não seja chamado a pagar pelo mau contribuinte. Nosso dever é fazer com que todos cumpram suas obrigações com o país”, afirmou o sindicalista.

Delarue também defendeu a autonomia e as prerrogativas da Classe para conduzir o trabalho de forma isenta e livre de pressões alheias ao interesse nacional e reforçou a importância da LOF nesse contexto.

Ainda em sua participação, Delarue destacou a discussão sobre a Reforma Tributária, com a desoneração da folha de pagamento. Ele ponderou que essa iniciativa não pode significar sobrecarga para a seguridade social, ação que no futuro pode acarretar um possível “rombo da previdência” e retirar direitos dos trabalhadores.

Ao finalizar sua intervenção na abertura do evento, Pedro Delarue alertou que a Reforma Tributária não pode ser vista somente para melhorar o ambiente de negócios para os empresários. É indispensável que seja abordado um tema crucial, que é a regressividade do sistema tributário atual, por meio do qual a tributação recai mais sobre os pobres, aliviando a carga dos mais ricos.

 

Conteúdos Relacionados