Próxima Oficina Parlamentar será dias 2 e 3 de setembro

Em continuidade ao trabalho iniciado em 2008, a Diretoria de Assuntos Parlamentares realizará a segunda edição da Oficina Parlamentar deste ano na cidade de Cuiabá, nos dias 2 e 3 de setembro. O evento será realizado na Pousada Penhasco (Avenida Penhasco, s/n, Bairro Bom Clima, Chapada dos Guimarães – Cuiabá/MT).

Os interessados em participar da oficina ainda podem se inscrever pelo e-mail darcila@sindifisconacional.org.br, com cópia para anarosa@sindifisconacional.org.br. Vale ressaltar que o prazo de inscrição para dispensa de ponto terminou no dia 17 de agosto. As despesas dos participantes serão custeadas por suas respectivas DS.

O evento, que é direcionado a Auditores-Fiscais ativos e aposentados, está sendo promovido pela DEN (Diretoria Executiva Nacional) em parceria com a DS (Delegacia Sindical) Mato Grosso. A oficina é um minicurso sobre processo legislativo. A proposta é preparar os participantes para auxiliar nos trabalhos da Diretoria de Assuntos Parlamentares em busca de apoio junto ao Congresso Nacional para as matérias de interesse da Classe.

Os Auditores-Fiscais receberão publicações com detalhes sobre o processo legislativo e sobre os regimentos internos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O evento será divido em duas "aulas". Uma delas com o analista político e diretor do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Antônio Augusto de Queiroz, responsável pelo curso de Processo Legislativo e Monitoramento Parlamentar. A outra será ministrada pelo analista político e professor de processo legislativo da Câmara dos Deputados Miguel Gerônimo, que discorrerá sobre a relação do Poder Legislativo e o Executivo, imprescindíveis para a prática do trabalho parlamentar.

A primeira edição deste ano ocorreu em Belo Horizonte no mês de abril. Na ocasião, 48 Auditores-Fiscais, entre ativos e aposentados, estiveram no evento, que também contou com participantes de outras delegacias mineiras, como Uberlândia, Divinópolis, Juiz de Fora e Varginha. Em 2008, foram realizadas duas oficinas de Trabalho Parlamentar em Brasília, nos meses de outubro e setembro. No ano seguinte, o minicurso foi realizado Recife e São Paulo.