Estudo sobre defasagem da tabela repercute na mídia

O estudo do Sindifisco Nacional acerca da defasagem da tabela do IR (Imposto de Renda) foi citado em matéria do jornal Valor Econômico de segunda-feira (28/10). 

Sob o título Tabela não acompanhou inflação, a matéria afirma que essa distorção é a principal causa do aumento de participação do tributo no total das receitas administradas pela Receita Federal, na visão de especialistas.

“De 2004 a 2012, a tabela desse tributo foi corrigida em 54,7%, pelos cálculos do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), abaixo da inflação do período, que foi de 61,6% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)” ressalta o texto.

Em outro trecho, o periódico é enfático ao citar que sem a correção da tabela do IRPF, muitos contribuintes passaram para uma faixa mais alta de contribuição.

Mobilização – Além do estudo técnico produzido, o Sindifisco Nacional se utiliza da campanha Imposto Justo para conscientizar a sociedade e o poder público para a importância da correção da tabela como forma a aliviar a pressão tributária sobre os mais pobres.

Conteúdos Relacionados