Estudo do Sindifisco é destaque na imprensa

O estudo do Sindifisco Nacional que aponta a classe média como a responsável pela maior fatia do IR (Imposto de Renda) foi largamente divulgado pela imprensa do país. Veículos como O Estado de SP, UOL, Diário de Pernambuco, Diário do Povo, Diário do Nordeste, O Estado de Minas, Istoé Dinheiro, Fato online entre outros divulgaram os dados levantados pelo Sindicato. Confira aqui a repercussão. 

Álvaro Luchiezi, gerente de estudos técnicos do Sindifisco Nacional foi ouvido pelos meios de comunicação. De acordo com Luchiezi, as classes sociais mais abastadas costumavam responder pela maior fatia do IR (Imposto de Renda) pago no País. "Afinal, por ser um tributo de natureza progressiva, faz sentido que quem ganhe mais também pague mais". 

Segundo o estudo, em 2013, os brasileiros com rendimento mensal acima de 20 salários mínimos responderam por 47,2% do tributo pago ao Fisco, enquanto as faixas entre dois e vinte salários foram responsáveis por 52,5%. Em 2007, quando tem início a série histórica da Receita, o retrato era bem diferente: os mais ricos respondiam por 60,3% e a classe média, 39,2%.

Conteúdos Relacionados