Estelionatários tentam aplicar golpe em filiados

Os Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil), bem como os pensionistas, estão sendo vítimas de diversos golpes de falsários que se fazem passar por advogados para extorquir dinheiro.

Em contato com a Diretoria de Assuntos Jurídicos do Sindifisco Nacional, alguns filiados informaram que foram contatados por supostos advogados, ou ainda receberam cartas de supostos escritórios advocatícios (alguns denominados de Caixa Total Swiss Seguros; Nova América Seguradora Lloyd’s Brasil; América Sur Seguradora; Master Assessoria Jurídica).

A orientação dos golpistas, que afirmam serem os responsáveis pela ação da GDAT (Gratificação de Desempenho de Atividades Tributárias), era de que os Auditores ou pensionistas precisavam depositar determinada quantia em dinheiro, referente a honorários advocatícios, para que os precatórios fossem pagos.

Em diversas ocasiões, os filiados perceberam que os interlocutores eram falsários e não atenderam aos pedidos feitos pelos supostos advogados e/ou escritórios de advocacia. Um dos indícios de que tal atitude se trata de um golpe é de que na maioria das vezes o falso profissional só informa um número de celular e não um número de telefone fixo para possíveis contatos.

O Departamento de Assuntos Jurídicos esclarece que o pagamento dos honorários advocatícios dos processos relativos à GDAT, provenientes do Unafisco Sindical, de quem recebeu o precatório, já foi realizado. O Escritório Felsberg & Associados recebeu 4% do valor recebido pelo filiado, e o Escritório Silveira & Hubner, 3%.

Apenas em alguns poucos casos, os escritórios contratados pelo Sindicato não conseguiram realizar o destacamento dos honorários advocatícios nos processos, mas eles mesmos entram em contato com os filiados, por meio de correspondência, e solicitam que seja realizado depósito identificado e, ainda, fornecem recibo desse pagamento com o número do processo. Na correspondência disponibilizam ao menos dois números de telefone, por meio dos quais os Auditores podem obter mais informações.

O Departamento de Assuntos Jurídicos ressalta ainda que está à disposição para esclarecimentos quanto às correspondências recebidas pelos filiados que tratem de ações judiciais.

Conteúdos Relacionados