DEN envia nota a jornal esclarecendo matéria
O presidente do Unafisco, Pedro Delarue, enviou nesta segunda-feira (27/7) uma nota à redação do jornal O Estado de São Paulo manifestando o desconforto causado pela matéria intitulada “Waldir Simão é o mais cotado para a Receita”, veiculada no último sábado (25/7).Segundo a reportagem, Delarue seria “identificado com o grupo do ex-secretário Jorge Rachid”.
Na nota, Delarue destaca que a “Diretoria Executiva Nacional do Unafisco Sindical e seu presidente não são alinhados ou identificados com nenhum ‘grupo’ que ocupa ou ocupou a administração da Receita Federal, não tendo indicado ou participado da indicação de qualquer dirigente da Receita Federal, da presente administração ou de outra anterior”.
Para desfazer o equívoco, o presidente do Sindicato também ligou para a jornalista que escreveu a matéria e com a qual ele havia conversado, por telefone, na última sexta-feira (24/7). A jornalista concordou que em nenhum momento Delarue se posicionou contra ou a favor dos grupos políticos que têm se alternado no comando da RFB (Receita Federal do Brasil). Segundo a jornalista, a informação não constava em seu texto original e foi incluída pela editoria do jornal em São Paulo.
Na avaliação da DEN, a divulgação da informação equivocada, incluída por pessoa que sequer conversou com o presidente do Sindicato, deixa transparecer a atuação de terceiros como fonte da matéria.
A DEN reforça que sempre defendeu a independência do Sindicato em relação à Administração, condição imprescindível para poder atuar com legitimidade em defesa dos interesses dos Auditores-Fiscais.