Erap Sul: união da categoria é foco da palestra de abertura

A necessidade da união de forças da categoria na busca pela valorização do cargo e da Receita Federal foi a principal mensagem-chave dos participantes da mesa de abertura do Encontro de Aposentados e Pensionistas da Região Sul (Erap Sul), nesta terça-feira (16).
Ao saudar os aposentados e pensionistas, o presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Isac Falcão, que participou remotamente, fez uma breve contextualização das dificuldades pelas quais a categoria passa com a violação de direitos adquiridos e da atuação do sindicato na luta pelos pleitos em todas as esferas.
No que diz respeito ao bônus de produtividade, Falcão falou da defesa da paridade, e dos encaminhamentos na esfera jurídica, legislativa e administrativa.
“Reunidos aqui neste Erap há uma densidade muito grande de lideranças, de pessoas participativas, importantes para discutir questões da Receita Federal e do cargo. A participação dos colegas aposentados nas assembleias precisa crescer. É preciso que se façam presentes para que cada um dos ativos possa ouvir, aprender e discutir. Precisamos nos reintegrar”, completou.
O diretor de Assuntos de Aposentadorias e Pensões do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Roberto Kasai, elencou a troca de experiências como uma das principais oportunidades do Erap Sul. Para Kasai, é uma oportunidade de confraternização, mas também de discutir pontos relevantes para a categoria e de buscar, conjuntamente, enfrentar os desafios. Para o diretor, o sindicato tem trabalhado dentro da realidade do que é possível.
Kasai citou a mobilização, que foi retomada em decorrência do retrocesso na publicação do decreto de regulamentação do bônus de eficiência, e pediu apoio dos aposentados nesse pleito. “Precisamos continuar nessa luta. Pelos ativos, porque eles lutam por essa demanda, mas também pela paridade no bônus, porque ela é boa para todas as possibilidades de aposentadoria que preveem o Direito Previdenciário”, frisou.
O diretor-adjunto da pasta, Auditor-Fiscal Wilson Luiz Müller, citou as reformas previdenciárias, as mudanças no modelo remuneratório e outros ‘entraves’ que pulverizaram os interesses da categoria e criaram o grande desafio atual, que é a contemplação dos Auditores numa única pauta. “É um desafio grande para a Direção Nacional e para nós. Devemos procurar pontos de convergência e construir isso politicamente para que consigamos superar os momentos difíceis”, explicou.
A necessidade de participação ativa nas decisões do sindicato também foi destacada pelo diretor de Assuntos de Aposentadorias e Pensões da Delegacia Sindical de Florianópolis, Auditor-Fiscal Edmir Paes de Lima. “Os rumos que o sindicato toma, o que ele defende ou não depende das decisões de Assembleia Nacional. Temos que participar, seja qual for a decisão”, reiterou.
A diretora suplente do sindicato, Auditora-Fiscal Dejanira Freitas Braga, agradeceu a presença de todos os participantes e também levantou a bandeira da união no êxito das pautas da categoria. “Temos que sair daqui com uma reflexão. Temos, sim, que nos manter, nos encontrar e nos unir de verdade. Encontro é paz, é luta, é união, é respeito, é presença”.
O diretor-adjunto de Assuntos Jurídicos do sindicato, Auditor-Fiscal Marcelo Rodrigues, também citou a coesão entre a categoria e ressaltou: “Cada um de nós chegou aqui trazendo uma história de vida e é importante compartilhar nossas vivências nos debates sindicais e assembleias”.
Manifestações culturais
Antes da mesa de abertura, os participantes foram recepcionados pelo grupo folclórico “Arreda, boi”, que faz apresentações da cultura popular ao longo de 29 anos na região.
A abertura oficial do Erap Sul ocorreu na noite de segunda-feira (15), com um jantar dançante ao som da banda “Grupo do Choro”.