Entrevista sobre reforma tributária será reprisada no sábado

A TV Senado disponibilizou em seu site, na segunda-feira (30/4), entrevista na qual o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, fala sobre a carga tributária no Brasil ao apresentador Beto Almeida e ao jornalista Davi Emerich no programa Agenda Econômica. Para o sindicalista, "o verdadeiro milagre brasileiro vai acontecer quando os ricos começarem a pagar impostos no país, a exemplo de qualquer nação civilizada". O programa que foi ao ar no domingo (29/4) às 11h30 e 22h30, e será reprisado no próximo sábado (5/5), às 15h30.

Por cerca de uma hora, Pedro Delarue falou sobre aspectos que podem conduzir o país a uma reforma tributária com capacidade de promover justiça fiscal e ainda estimular o crescimento econômico. O sindicalista explicou que, ao contrário dos países desenvolvidos, a carga tributária no Brasil incide mais sobre o consumo, onerando o trabalhador. “No Brasil, há 500 anos a carga tributária explode sobre os mais pobres”, disse o sindicalista.

Pedro Delarue falou ainda sobre as renúncias fiscais, classificando como perversas ao explicar como se concretizou a instituição dos juros sobre capital próprio, a isenção de Imposto de Renda sobre a distribuição de lucro de pessoas físicas, da remessa de lucros e dividendos ao exterior, além da extinção da punibilidade de crimes contra a ordem tributária. O presidente do Sindifisco fez também uma breve, porém clara e objetiva análise, sobre a desoneração da folha de pagamentos, quando alertou que a sustentabilidade das aposentadorias corre risco, e identificou os gargalos para a realização da reforma tributária no Brasil.

Entre outras questões levantadas pelo sindicalista, ainda destacaram-se a sonegação, a elisão fiscal e a isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para aeronaves e embarcações.

O presidente do Sindifisco Nacional apresentou ainda a publicação "Sistema Tributário: diagnóstico e elementos para mudanças”, elaborada pelo Sindicato que apresenta as sugestões defendidas por Delarue na entrevista.

Veja mais informações sobre a entrevista na matéria publicada na quinta-feira, dia 26 de abril, no site do Sindifisco.