Presidente do Sindifisco Nacional é destaque no Congresso em Foco
A entrevista do presidente do Sindifisco Nacional e coordenador da UCE (União das Carreiras Típicas de Estado), Pedro Delarue, ao site Congresso em Foco, sobre a falta de habilidade do Governo Federal em lidar com reajuste dos servidores públicos federais foi destaque da página eletrônica na quinta-feira (23/8).
Delarue afirmou que a mobilização dos Auditores-Fiscais, bem como a dos demais servidores que integram a UCE, foi à última alternativa perante um Governo que nunca demonstrou disposição para negociar.
O site definiu o presidente do Sindifisco Nacional como um dos principais líderes da greve do funcionalismo público no país. A UCE congrega 22 categorias e um universo de 80 mil servidores – 50 mil da ativa e 30 mil já aposentados – que formam as principais carreiras do funcionalismo.
Na entrevista, Delarue responde à insinuação de que o movimento dos funcionários públicos é uma greve de “sangue azul”, como classificou a presidente Dilma Rousseff. “O serviço público é composto por vários tipos de profissionais. E, evidentemente, alguns com mais responsabilidades do que outros – portanto, precisam ser melhor remunerados que outros, pela sua formação, pelo trabalho que fazem (…). Isso não significa dizer que as pessoas que ganham mais não precisam ter aumento. Pensar dessa forma é um absurdo”.
O sindicalista esclareceu ainda a pauta revindicatória dos Auditores-Fiscais e respondeu sobre o pronunciamento do senador Pedro Simom (PMDB/RS), que subiu à tribuna da Casa para apoiar o tratamento inadequado do Governo, que por mais de um ano e meio se negou a negociar efetivamente com os servidores públicos; rebateu a argumentação de que a crise financeira internacional seria o principal entrave para o reajuste dos salários para o setor público; e falou sobre como o Governo tem utilizado a grande imprensa para colocar a opinião pública contra o funcionalismo, além de outros assuntos.
Ao creditar a entrevista, o Congresso em Foco se equivocou ao denominar Pedro Delarue como presidente da UCE. Na verdade ele atua como coordenador da União. Veja aqui a íntegra da entrevista.