Entrevista com presidente do Sindifisco inaugura quadro na Record News
A criação da Previdência Complementar foi o tema de estreia do quadro Debate no jornal da Record News. O presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, e o procurador do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Daniel Pulino, foram os entrevistados do programa inaugural exibido na última terça-feira (21/2).
Delarue defendeu que o direito à aposentadoria integral é um atrativo de bons profissionais para a burocracia do Estado. “Vamos citar um exemplo: se hoje eu tivesse a oportunidade de prestar um concurso para a Petrobras ou para a Receita Federal ,certamente, iria optar pela Petrobras porque em termos de aposentadoria tudo seria igual e lá eu teria participação nos lucros”, explicou.
O presidente do Sindifisco citou o maior rigor no tratamento de crime cometido por servidor, o não recolhimento do FGTS e o fato de ter que recorrer à justiça comum para reivindicar ações trabalhistas como desvantagens do trabalhador do setor público em relação ao da iniciativa privada. “Sem esse atrativo (a aposentadoria integral) o Governo irá pauperizar a burocracia e a sociedade não terá a inteligência trabalhando pelo Estado”, sentenciou.
Por fim, o sindicalista antecipou que caso o PL (Projeto de Lei) 1992/07 seja aprovado no Congresso Nacional, os trabalhadores do setor público questionarão na Justiça a constitucionalidade do projeto, como o fato de a Funpresp (Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais) ter natureza privada e não pública, como determina a Constituição Federal, e ser criada por lei ordinária e não complementar como seria o correto. "Independentemente do que aconteça na Câmara e no Senado vamos recorrer à Justiça”, avisou.