Entidades ligadas ao Fonacate analisam mobilizações contra a PEC 32

As entidades ligadas ao Fórum Nacional de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual o Sindifisco Nacional faz parte, realizaram nesta quarta (17) uma assembleia presencial em que avaliaram os rumos das mobilizações feitas contra a PEC 32, a chamada Reforma Administrativa.
O Sindifisco Nacional foi representado pelo presidente da entidade, Kleber Cabral. Os integrantes das entidades pontuaram que, apesar de a proposta ainda não ter sido derrubada no plenário da Câmara, as manifestações têm surtido efeito. A PEC, que já foi aprovada na Comissão Especial e na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, ainda não tem prazo para ser apreciada em plenário.
Nos últimos meses, as entidades têm feito manifestações constantes contra a medida, especialmente em aeroportos e em frente do Anexo II, da Câmara dos Deputados. Os protestos devem ser intensificados até a segunda semana de dezembro, quando o Congresso Nacional entra em recesso parlamentar.
Presidente do Fonacate, Rudinei Marques ressaltou durante a assembleia a atuação do presidente do Sindifisco nas negociações que resultaram em mudanças no texto, que acabaram favorecendo as carreiras típicas de Estado, como os Auditores-Fiscais.
“No início do debate, nossa primeira opção era não mexer neste vespeiro (carreiras típicas de Estado) porque a gente achava que ia ser quase impossível contemplar todas as carreiras. E a primeira pessoa que me ligou dizendo que tínhamos de entrar nessa discussão foi o Kleber”, disse.
Eleição
Na última parte da assembleia, os representantes das entidades elegeram a nova direção do Fonacate. A diretoria ficará responsável pela entidade no triênio 2022-2024. Ao todo, 35 entidades foram representadas na votação, que foi feita por meio de cédulas de papel. O atual presidente do Fonacate, Rudinei Marques, foi reconduzido ao cargo com 25 votos.