Entidades intensificarão movimento contra a Reforma Administrativa

As entidades que integram a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público devem intensificar, nas próximas semanas, a pressão contra a PEC 32/20, que trata da Reforma Administrativa. No Congresso Nacional, o objetivo é colher o máximo de assinaturas dos deputados federais declarando que não votarão na matéria. Além disso, será ampliada a divulgação do “Manifesto contra a votação da Reforma Administrativa” entre as diversas categorias de servidores públicos e a sociedade em geral.
O fortalecimento das ações contra a PEC 32 foi debatido durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira (25) entre os representantes das entidades que fazem parte do colegiado – entre elas, o Sindifisco Nacional, representado pelo diretor de Assuntos Parlamentares, Auditor-Fiscal Floriano de Sá Neto. No próximo dia 3, haverá uma reunião em Brasília, em formato híbrido, para discutir novas estratégias de mobilização diante do iminente retorno da matéria ao plenário. Para ser aprovada, a PEC 32 precisa do voto de 308 dos 513 deputados.
Floriano de Sá Neto manifestou preocupação com o risco de que a PEC 32 seja votada em sessão telepresencial, em razão dos feriados dos próximos dois meses. Por isso, é fundamental que os servidores estejam articulados desde já, pautando o tema não somente no trabalho parlamentar no Congresso, mas também nas bases.
Durante a reunião, também foi discutida a necessidade de maior abrangência da campanha, de forma a explicitar à população que a Reforma Administrativa proposta pela PEC 32 representa o desmonte do serviço público, afetando principalmente a parcela mais carente da sociedade. A ideia é retomar a mobilização nos moldes do que foi realizado em novembro de 2021, com atos nos aeroportos e vigília em frente ao Congresso Nacional. Nos próximos dias, será disponibilizado no site dos parlamentares que integram a Frente Parlamentar o material a ser entregue aos deputados, por estado.