Entidades do Fonacate promovem ato contra a tramitação da PEC 32

Entidades que integram o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) participam nesta quarta (23) de protestos contra a PEC 32, a Reforma Administrativa. As manifestações ocorrerão nas redes sociais e, pontualmente, de forma presencial, seguindo as normas de distanciamento e todos os demais cuidados sanitários que o momento de pandemia exige.

De 9h às 10h haverá um “Twittaço”, com a hashtag #PEC32daRachadinhaNão. Para facilitar a participação dos servidores publico em suas redes pessoais, a equipe do Fonacate disponibilizou um banco de twittes, que pode ser acessado aqui. Os Auditores-Fiscais que quiserem participar da mobilização online podem obter algumas orientações neste arquivo.

À tarde, às 14h, haverá um ato na Esplanada dos Ministérios, no gramado em frente ao Congresso Nacional. A orientação para quem for participar do ato ao ar livre é que use máscara e mantenha distância segura dos demais manifestantes.

O objetivo da mobilização é tornar mais eficiente a abordagem aos parlamentares, por meio das redes sociais, no intuito de sensibilizá-los a apoiar o texto do substitutivo à PEC 32. Para o diretor de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional George Alex de Souza, é preciso que haja união para ressaltar os prejuízos da reforma.

“A mobilização é importantíssima para demonstrarmos aos parlamentares, com as ferramentas de que dispomos, o quanto essa reforma será prejudicial ao serviço público, bem como destacar as consequências políticas para os que a apoiarem em ano pré-eleitoral”, disse.

As instituições que integram o Fonacate elaboraram um substitutivo ao texto encaminhado pelo governo federal ao Congresso. Atualmente, o projeto tramita na Comissão Especial da Casa, que tem como presidente o deputado Fernando Monteiro (PP-PE). O relator será o deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA).

Para que o substitutivo seja pautado, é necessária a coleta de 171 assinaturas de parlamentares favoráveis. Pelo cronograma da Câmara, o relator terá até 40 sessões do plenário da Casa. Ainda não há data para o texto ser apreciado na comissão.

Conteúdos Relacionados