Entidades do Fonacate definem atividades prioritárias em penúltima reunião do ano

Durante reunião do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), ocorrida nesta terça-feira (10), as entidades representantes dos servidores públicos fizeram uma análise do andamento de várias pautas de interesse das categorias e discutiram novas ações de pressão junto ao governo. O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Floriano de Sá Neto, participou dos debates.

Dentre as pautas, as tratativas na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) junto ao Ministério de Gestão e Inovação (MGI). A avaliação geral dos participantes foi que o Executivo vem protelando o encaminhamento de uma proposta de reajuste salarial para 2024, que deve ser anunciada apenas no ano que vem. Por conta disso, o presidente do Fórum, Rudinei Marques, propôs a realização de novas rodadas com foco no avanço de pautas não remuneratórias como o mandato classista. Ficou definida a criação de um grupo de trabalho específico para tratar da questão.

A próxima Assembleia Geral do Fonacate será dia 8 de novembro, a última do ano.