Entidades definem programação para o Dia de Mobilização Unificada

Representantes das entidades que participam da Campanha Salarial Conjunta se reuniram, na terça-feira (18/10), na sede da ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal), em Brasília (DF), para definir a programação do Dia de Mobilização Unificada marcado para a quarta-feira da próxima semana (26/10). Pelo Sindifisco Nacional participaram o diretor-adjunto de Relações Intersindicais, Luiz Gonçalves Bomtempo, e o diretor de Relações Internacionais, João Cunha, que também representou o CNM (Comando Nacional de Mobilização) do Sindicato.

Além do Sindifisco e da ADPF, participaram representantes da Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil); Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho); APCF (Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais); ABPC (Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística); Sindepo/DF (Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal); Unafe (União dos Advogados Públicos Federais do Brasil); e Anafic (Associação Nacional dos Auditores Federais de Controle Interno).

Ficou definido que será realizado no dia 26 de outubro um grande ato público na capital federal, além de mobilizações em locais estratégicos do país, como aeroportos internacionais, portos e unidades de fronteiras.

Em Brasília (DF), os servidores se unem em passeata que terá concentração a partir das 13h, no Ministério do Planejamento e de lá seguem até o Congresso Nacional. Chegando às Casas Legislativas, os servidores entregarão aos parlamentares manifesto elaborado pelas entidades.

A ideia é mobilizar um grande número de servidores de modo a chamar a atenção dos congressistas, das autoridades governamentais e da sociedade em geral para as precárias condições de trabalho hoje oferecidas para a maioria das carreiras do serviço público, bem como demonstrar o descontentamento com o governo por ele não ter oferecido percentual algum de reajuste no ano de 2011 e sequer uma previsão de reajuste para o orçamento de 2012.

Também ficou decidida a criação de uma logomarca para o movimento. Os preparativos para o dia de mobilização, como a elaboração de faixas, cartazes e adesivos serão definidos em reunião entre representantes das entidades e assessorias de comunicação.

 

Na oportunidade, os diretores do Sindifisco expuseram as ações do Sindicato relativas à Campanha Salarial 2011 no que diz respeito ao engajamento da Classe e apresentaram sugestões para as iniciativas conjuntas. “Já promovemos várias reuniões do Comando Nacional de Mobilização. Agora, estamos descentralizando os encontros de modo a promover uma discussão mais ampla com a base e os Comandos Locais e Regionais”, explicou João Cunha.

Bomtempo comentou que entre as iniciativas do Sindicato pela valorização da Classe e do servidor público está o Fronteira em Foco, projeto idealizado pelo Sindicato com o objetivo de diagnosticar as condições de trabalho dos Auditores-Fiscais nas fronteiras do país. Também lembrou que na terça-feira (18/10) o Sindicato apresentou o projeto na Comissão de Relação Exteriores da Câmara dos Deputados e falou sobre a relevância das mobilizações conjuntas.

Conteúdos Relacionados