Auditor registra em livro sua experiência de educador

O Auditor-Fiscal aposentado Elysio de Souza Tavares, que também foi professor, atendeu ao pedido de ex-alunos, colegas de docência e amigos, e lançou seu primeiro livro – "Colégio Saldanha da Gama – A extinção de um projeto de Democratização do Ensino".

A obra retrata a história da CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade), um projeto educacional criado nos anos 50 no município de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, voltado para pessoas carentes que trabalhavam durante o dia e só tinham o período da noite para se dedicarem aos livros. Foi uma escola de alta qualidade, criada para formar, sobretudo, cidadãos com visão crítica, muitos hoje formados por este projeto que, infelizmente, ruiu.

Elyzio ficaria no Colégio Saldanha da Gama, em que também atuou como diretor, por três meses, mas acabou por permanecer por mais 30 anos, com a justificativa de que uma de suas preocupações era educar e levar seus alunos a competirem na sociedade com ardor, conquistando aquilo que desejassem ser.

A marca do projeto era a participação. Todos ajudavam gratuitamente lecionando e provendo os meios para quem não podia pagar para estudar e ter uma formação de alta qualidade.

Por sua obra, a Câmara Municipal de Niterói (RJ) concedeu a ele a medalha de mérito, por ter se dedicado a eternizar a história da modelar instituição de ensino Colégio Saldanha da Gama, do município de Campos dos Goytacazes.

Onde comprar – O livro está disponível na livraria Gutemberg, em Niterói, na Rua coronel Moreira César 211 loja 101 – Icaraí.  

Conteúdos Relacionados