Auditores-Fiscais concordam com fim da abreviatura AFRFB
De acordo com a maioria dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, o uso da abreviatura "AFRFB" é inadequado para identificar o cargo de Auditor-Fiscal. Essa foi a opinião de 86,76% participantes da recente enquete realizada pelo Sindifisco Nacional. A pesquisa esteve no site do Sindicato de 21 de março a 19 de abril e contou com a resposta de 1.262 Auditores-Fiscais.
Apenas 8,64% dos votantes discordam e 4,6% não têm opinião formada. A abreviatura destoa da natureza complexa das atribuições dos Auditores-Fiscais e vai de encontro ao entendimento da DEN (Diretoria Executiva Nacional) que, por meio do PIV (Programa de Integração e Valorização), vem lutando para reconquistar o lugar de destaque do cargo de Auditor-Fiscal, de forma a banir entendimentos políticos equivocados que ganharam força ao longo dos últimos anos.
A julgar pelo resultado da enquete, a Classe também entende que a identificação do cargo deve ser feita sem abreviatura, usando a nomenclatura completa – “Auditor-Fiscal” – de forma clara e visível. Para a DEN, a correta identificação, ao contrário da sigla, representa não só um direito do contribuinte, mas um dever de cada Auditor-Fiscal.
Importante destacar que a participação expressiva dos internautas na enquete confirma a eficácia da ferramenta desenvolvida pela DEN para saber de forma rápida e precisa a opinião de seus filiados, de modo a traçar estratégias de atuação afinadas ao perfil dos Auditores-Fiscais.