“Aposentadoria em Pauta” reúne 60 Auditores-Fiscais em Recife
Começou nesta segunda-feira (30/3), em Recife , o Encontro Regional que faz parte do projeto “Aposentadoria em Pauta”, que é desenvolvido pela DEN (Diretoria Executiva Nacional). O evento, organizado juntamente com a DS (Delegacia Sindical) Recife, foi aberto pelo presidente da Delegacia, José Maria Luna, que enfatizou a importância da realização de encontros para debate e reflexão sobre pontos de interesse da Classe. O evento, que continua nesta terça-feira (31/3), reúne, aproximadamente, 60 pessoas.
Sete integrantes da DEN estão participando do encontro: Gelson Myskovsky (primeiro vice-presidente), Ildebrando Zoldan (segundo vice-presidente), Clotilde Guimarães (diretora de Assuntos de Aposentadoria, Proventos e Pensões), Amilton Paulo Lemos (diretor-adjunto de Assuntos de Aposentadoria, Proventos e Pensões), Wagner Teixeira Vaz (diretor de Assuntos Jurídicos), Kleber Cabral (diretor-adjunto de Assuntos Jurídicos) e Agnaldo Neri (diretor-suplente).
Logo após a abertura, o deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT/PE) fez uma análise da conjuntura política e econômica do país. Segundo ele, a sociedade, os sindicatos, os políticos independentes e os acadêmicos devem se unir para continuar resistindo às políticas econômicas neoliberais.
Gelson Myskovsky fez uma apresentação do Programa de Integração e Valorização, que é desenvolvido pela DEN e envolve uma série de ações com o objetivo de valorizar a Classe. A diretora Clotilde Guimarães falou sobre o projeto “Aposentadoria em Pauta” e fez um convite para quem quiser ser voluntário do “Programa de Educação Fiscal”.
“Os Auditores têm demonstrado muito interesse pelo tema educação fiscal e nós ressaltamos a importância da participação voluntária neste processo. Em breve, queremos fazer um treinamento com apoio da Esaf (Escola de Administração Fazendária) e também da RFB (Receita Federal do Brasil)”, comentou a diretora.
À tarde, os diretores Wagner Teixeira Vaz e Kleber Cabral detalharam as ações judiciais de interesse dos filiados do Sindicato. “Tivemos a presença do sócio principal do escritório de advocacia Martorelli e Gouveia Advogados, João Humberto Martorelli, e de mais três integrantes de seu escritório, que falaram sobre como estão sendo desenvolvidas as ações dos 28,86%”, comentou Cabral.
Wagner Vaz detalhou as ações relativas ao subsídio, que ainda serão propostas. O advogado da DEN, Alexandre Costa, também participou desse primeiro dia do evento.
Programação - Nesta terça-feira, o diretor de Assuntos Parlamentares, Eduardo Neves Moreira, apresentará aos participantes do encontro os projetos que estão sendo desenvolvidos pela sua pasta, como as Oficinas de Trabalho Parlamentar e a reestruturação do Departamento de Estudos Técnico do Unafisco, a fim de subsidiar deputados e senadores em assuntos nos quais os Auditores são especialistas.
Depois, haverá uma palestra com o presidente da União Nacional dos Profissionais de Recursos Humanos do Poder Executivo Federal, Celso Colacci, que irá abordar as atuais regras para a concessão de aposentadorias e de abonos de permanência.