Encontro Regional em BH reafirma importância da gestão integrada entre Direção Nacional e DS da 6ª e 7ª RF

O presidente do Sindifisco Nacional, Isac Falcão, abriu nesta terça-feira (1º), em Belo Horizonte (MG), o segundo Encontro Regional com dirigentes das Delegacias Sindicais (DS) da 6ª e 7ª Regiões Fiscais. “A concepção da nova Direção Nacional é trabalhar de modo integrado com as DS. Queremos acertar e avançar juntos, pois desse modo será possível otimizar resultados e minimizar erros”, afirmou Isac.
A programação do encontro reservou a parte da manhã para a discussão do Unafisco Saúde. O diretor Adriano Corrêa fez uma apresentação inicial, destacando as especificidades, a solidez e as perspectivas de crescimento do plano de saúde do plano de saúde. “O orçamento para 2022 é de R$ 405 milhões, sendo R$ 160 milhões de reservas livres, e a nossa meta é atingir 30 mil filiados até o fim do ano”, anunciou Adriano.
Ele também lembrou que, atualmente, o principal desafio do Unafisco Saúde é encontrar uma solução para o plano Premium original. “Trata-se de uma carteira fechada com participantes idosos e pouca oxigenação financeira”, alertou o diretor do Plano de Saúde.
Durante o debate com os dirigentes das DS foram apresentados vários pedidos de esclarecimentos e de propostas para melhorar o atendimento dos Auditores-Fiscais, a exemplo da unificação das carteiras virtuais; do credenciamento de hospitais de referência nas cidades medias e nas capitais fora do eixo Rio / São Paulo / Belo Horizonte; e da segregação dos serviços odontológicos das várias modalidades dos planos do Unafisco Saúde.
O propósito desta medida é desonerar os planos atuais e reduzir o valor de suas mensalidades, tornando, consequentemente, os serviços ofertados mais atrativos para os Auditores-Fiscais que ainda não aderiram ao plano de saúde do Sindifisco Nacional. Os dirigentes das DS também levantaram a possibilidade de unificação do Unafisco Saúde com outros serviços prestados pela Unafisco Associação, pela Anfip e pela Assefaz. “Vamos analisar todas estas propostas para apresentar uma devolutiva para os dirigentes das DS”, garantiu o diretor Adriano Corrêa.

Aprimorar a prestação de serviços jurídicos
O diretor de Assuntos Jurídicos do Sindifisco Nacional, Cleber Magalhães, também apresentou um panorama geral do funcionamento da Diretoria Jurídica do Sindicato. “Atualmente há centenas de ações em andamento, que são acompanhadas pelo nosso Jurídico. Somos totalmente contrários a jogar no lixo tudo o que foi feito em gestões anteriores. Manteremos o que já está funcionando bem e queremos melhorar o que não está tão bom”, afirmou Cleber.
Ele informou que neste ano foram contratadas duas novas advogadas para a equipe de atendimento com o propósito de melhorar o contato com os filiados. O diretor de Assuntos Jurídicos também refutou a falsa afirmação de que o Sindifisco Nacional pretenderia abrir mão da contratação dos grandes escritórios de advocacia: “Recorreremos aos ‘medalhões’ sempre que entendermos que será importante para o bom andamento de nossas ações no Judiciário “.
As intervenções dos dirigentes das DS seguiram a linha de estreitar o relacionamento entre a Diretoria Jurídica da Direção Nacional e as diretorias jurídicas das Delegacias Sindicais, que poderiam funcionar como parceiras da estrutura central do Sindifisco Nacional. O objetivo é descentralizar o acesso às informações relacionadas ao andamento dos processos. Também foram apresentadas propostas para simplificar e facilitar o atendimento dos(as) aposentados(as) e pensionistas, que, muitas vezes, não possuem tanta familiaridade com e-mails e com as redes sociais.
O diretor Cleber Magalhães considerou que o debate foi extremamente rico e que todas as propostas serão analisadas e, na medida do possível, implementadas. “Temos total interesse de azeitar o canal de relacionamento com as DS, pois nosso principal desafio é ampliar o nível de participação sindical dos Auditores-Fiscais”, afirmou.

Agenda de aposentados em discussão
O Encontro Regional que reuniu oito DS da 6ª e 7ª Região Fiscal tratou, ainda, das questões de interesse dos aposentados e pensionistas. O diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensões, Roberto Kasai, abriu o debate lembrando que cerca de 60% dos filiados do Sindifisco Nacional não estão na ativa. “Precisamos, então, estimular a participação dos aposentados nas atividades sindicais”, conclamou.
Ele defendeu que as informações de interesse dos aposentados e pensionistas tenham maior visibilidade no site do Sindifisco Nacional e que os indicativos da Direção Nacional sejam divulgados com uma antecedência mínima de três dias, preferencialmente junto com o edital de convocação das assembleias gerais da categoria.
Os dirigentes das DS apoiaram estas propostas e reforçaram a necessidade da inclusão dos aposentados nas atividades sindicais fora dos ambientes virtuais. “Queremos tornar os aposentados partícipes ativos de todas as lutas dos Auditores-Fiscais, a começar pelas assembleias gerais”, reforçou Kasai.
Participantes
Confiram os membros da Direção Nacional do Sindifisco Nacional e os dirigentes das DS que participaram do Encontro Regional em Belo Horizonte nesta terça-feira (1º):
. Isac Falcão, presidente
. Adriano Lima Corrêa, diretor do Plano de Saúde
. Cleber Magalhães, diretor de Assuntos Jurídicos
. Gabriel Corrêa, diretor-adjunto de Comunicação
. Marcos Barbonaglia, diretor-adjunto de Administração e Finanças
. Roberto Kasai, diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensões

Fotos e texto de Ronaldo de Moura, assessor da Presidência do Sindifisco Nacional