Encontro Regional: dirigentes das DS da 2ª e 3ª RF debatem funcionamento do Unafisco Saúde e do Jurídico

A quarta edição do Encontro Regional da Direção Executiva do Sindifisco Nacional com as Delegacias Sindicais da 2ª e 3ª Região Fiscal foi aberta na quinta (10) pelo presidente da entidade, Isac Falcão, no Ceará. Além da DS anfitriã, o encontro reuniu presencialmente as DS de Rondônia, Amapá, Amazonas, Maranhão, Piauí e Mato Grosso, como convidada. A participação dos presidentes das DS do Pará e de Roraima ocorreu no modo telepresencial.
Os participantes destacaram a importância da iniciativa da Direção Nacional de promover uma linha direta com as bases, sobretudo na atual conjuntura de mobilização da categoria. Essa aproximação foi considerada importante para resgatar a atividade sindical, valorizar o cargo dos Auditores-Fiscais e enfrentar as tentativas de desmonte da Receita Federal.
O primeiro tema da pauta do quarto Encontro Regional foi a apresentação do Unafisco Saúde pelo diretor Adriano Corrêa, que destacou o histórico, o crescimento e os números robustos do plano de saúde. Foi esclarecido também que a Direção Nacional está buscando alternativas para solucionar os casos de descredenciamento de hospitais que integram a rede Amil e se preparar para eventuais problemas de concentração de mercado relacionado à provável alienação das operações desta empresa no país.
Durante o debate, os dirigentes das DS apresentaram diversas propostas para aperfeiçoar o Unafisco Saúde, a exemplo da capacitação teórica e acadêmica dos membros do Conselho Curador; da promoção de ações de captação ativa de novos associados; e do impulsionamento da capilaridade do plano de saúde, por meio de credenciamento de hospitais e clínicas de referência fora dos grandes centros urbanos.
Foi proposto também que os canais de atendimento modernos, como os grupos de Whatsapp, sejam institucionalizados, bem como o aumento da sinergia entre o Unafisco Saúde e o Departamento de Comunicação, a fim de veicular informações uteis de utilidade para os Auditores-Fiscais sindicalizados, mas que ainda não se filiaram ao Unafisco Saúde.

Balanço e propostas para otimizar o Jurídico
A discussão sobre o Jurídico foi conduzida pelo 1º diretor-adjunto de Assuntos Jurídicos do Sindifisco Nacional, Celso José Ferreira de Oliveira. O diretor apresentou a estrutura do Departamento Jurídico, os serviços prestados e os canais de atendimento aos associados. Foi feito também um relato sobre o andamento das principais ações patrocinadas pelo sindicato.
O diretor de Comunicação Social, Helder Costa da Rocha, compartilhou com todos a disponibilidade de usar a ferramenta SMS para a transmissão de mensagens destinadas à filiados numa mesma situação processual ou jurídica, a partir de critérios disponíveis no cadastro sindical. Esta é mais uma solução de comunicação disponível tanto para a Diretoria de Assuntos Jurídicos quanto para as demais diretorias do Sindifisco.
Os dirigentes das DS fizeram questionamentos sobre a emenda constitucional que permitiu o parcelamento do pagamento dos precatórios, apresentaram sugestões para a atualização das cartilhas do Departamento Jurídico e para a capacitação de dirigentes e funcionários, a fim de melhorar o relacionamento com os associados.
Diante da proposta de o Jurídico garantir uma senha para os membros do Conselho Curador de Assuntos Jurídicos (CCAJ), o presidente Isac Falcão defendeu a necessidade de o Sindifisco criar novos e diferentes perfis de acesso aos dados. O diretor Celso de Oliveira acrescentou que será necessário fazer ajustes nos sistemas do departamento, especialmente do SADE, para ampliar e otimizar o acesso de informações das DS e dos associados às ações judiciais em curso.
O quarto Encontro Regional continua nesta sexta-feira (11) com a discussão da pauta única da mobilização dos Auditores-Fiscais.
Ronaldo de Moura, assessor da Presidência do Sindifisco Nacional