Aposentados e pensionistas iniciam atividades em Foz
Os participantes do I Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais Aposentados e Pensionistas da Receita Federal do Brasil iniciaram na noite de segunda-feira (11/4), em Foz do Iguaçu (PR), as atividades do evento. Durante a solenidade de abertura, a diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensões, Clotilde Guimarães, pontuou que o encontro é o primeiro após a unificação do Unafisco Sindical com a Fenafisp e seus sindicatos estaduais. Também ressaltou que o “objetivo do evento é promover a integração entre aposentados e pensionistas da antiga Secretaria da Receita Federal com os companheiros oriundos da ex-Secretaria da Previdência Social”.
A sindicalista fez um apanhado das lutas dos Auditores por uma Previdência Pública de qualidade e por outras demandas de interesse da Classe e da sociedade. Falou ainda do trabalho intenso no Congresso Nacional em relação a diversas matérias, entre elas, a PEC 555/06, que acaba com a cobrança da contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas; a PEC 210/07, que propõe estabelecer o adicional de tempo de serviço como componente da remuneração das carreiras exclusivas de estado; e a 270/07 que busca resgatar para o servidores aposentados por invalidez após a Emenda Constitucional 41, de 2003, o direito aos proventos integrais.
Clotilde falou ainda das ações empreendidas a favor da LOF (Lei Orgânica do Fisco) e dos inúmeros trabalhos feitos pelos aposentados no Congresso Nacional para assegurar as prerrogativas do cargo no exercício funcional, além de três importantes novas atividades do Sindicato: o projeto Tributo Legal, as atividades voltadas para a educação fiscal, e o Cetap/CAP, que é o centro de estudos tributários, aduaneiros e previdenciários e o respectivo canal de atendimento aos parlamentares interessados nessas temáticas.
O vice-presidente do Sindicato, Lupércio Machado Montenegro, também fez menção à importância do evento pós-fusão e do empenho dos aposentados e pensionistas nas suas bases sindicais.
O delegado da RFB (Receita Federal do Brasil) em Foz do Iguaçu, Auditor-Fiscal Rafael Rodrigues Dolzan, elogiou a iniciativa. “Me imagino lá na frente podendo participar como aposentado. Espero chegar da mesma forma que vocês. Vejo nesse evento de hoje que vocês construíram uma Instituição na qual eu e outros Auditores mais novos de carreira temos orgulho de trabalhar. Espero poder contribuir dessa maneira para os que virão mais lá na frente”, disse.
“Tenho dito sempre que nós, Auditores-Fiscais, temos um compromisso com a sociedade e com a nação brasileira, e esses compromissos de bem servir a nossa pátria contabilizaram, em 2010, um fluxo de comércio de US$ 425 bilhões e uma arrecadação efetiva de R$ 750 bilhões. Isso, com muito trabalho, suor, estudo, profissionalismo e amor a nossa pátria”, emendou o superintendente da RFB (9ª Região Fiscal), Luiz Bernardi.
O presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, arrematou as considerações. “Estamos vendo os Auditores oriundos tanto da Receita como da Previdência como uma só categoria, e é isso que a gente pretende ver cada vez mais. Até porque não existe essa questão da unificação. Já estamos unificados. Somos uma Casa só”, definiu. “Vamos aproveitar para fazer o congraçamento, rever os amigos e fazer novos amigos, porque esse é o primeiro encontro desse Sindicato. Vocês merecem, porque vocês fizeram a história dessa categoria”, completou o presidente do Sindifisco.
Ao fim da solenidade, os participantes puderam conferir a apresentação dos alunos da escola do Teatro Bolshoi, seguida de um jantar dançante.
Também compuseram a mesa de abertura, a diretora-adjunta de Assuntos de Aposentadoria e Pensões, Bernadete Donadon, o presidente em exercício do Unafisco Associação, Paulo Bouças, o deputado federal e Auditor-Fiscal João Dado (PDT/SP), e o presidente da DS (Delegacia Sindical) Foz do Iguaçu Auditor-Fiscal Mário Bruno Machado.