Encontro Nacional reunirá aposentados e pensionistas no primeiro semestre de 2024

Depois de uma edição remota em 2021, em razão da pandemia de coronavírus, este ano os Auditores e Auditoras-Fiscais da Receita Federal aposentados e os pensionistas retomarão as atividades presenciais de mais uma edição do Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas (Enap). O encontro deve acontecer em maio ou junho – data e local ainda estão sendo definidos e em breve serão informados ao filiados.

Promovido pela Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões do Sindifisco Nacional, o encontro tem caráter estatutário e é reconhecido pela categoria como um espaço de aprofundamento dos debates relacionados aos aposentados e pensionistas, como pauta remuneratória, ações judiciais, trabalho parlamentar e atuação sindical em defesa e valorização dos direitos dos aposentados e pensionistas.

“Vamos realizar um evento que alcance a expectativa dos participantes que, após uma pandemia, estarão presentes para se reunir com colegas de todo o país para um encontro que terá muito debate, construção de caminhos e confraternização”, disse o diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensões do sindicato, Auditor-Fiscal Roberto Kasai.

Erap Sul e Erap Norte/Nordeste

Durante a atual gestão, foram realizadas duas edições do Encontro Regional de Aposentados e Pensionistas (Erap): um em 2022, em Natal (RN), e outro, em 2023, em Santo Amaro da Imperatriz (SC). Nesses eventos, que precederam a realização do Enap em 2024, cerca de 400 Auditoras e Auditores-Fiscais aposentados e pensionistas estiveram presentes.

Foram realizados debates importantes sobre temas como bônus de eficiência, paridade, participação dos aposentados nas atividades sindicais, solução de problemas com a Diretoria de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex), Reforma Tributária Solidária, Participativa e Democrática, o Plano de Saúde do Sindifisco Nacional, as ações judiciais, entre outros. Além dos debates, equipes técnicas do Unafisco Saúde e do Departamento Jurídico estiveram disponíveis para os participantes, para informações, apoio e solução de problemas.