Encontro em prol da PEC 555/06 lota Nereu Ramos

Dezenas de Auditores-Fiscais se reuniram a centenas de servidores públicos ativos e aposentados no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), na manhã de terça-feira (10/9), para, mais uma vez, pedir a aprovação da PEC 555/06. A proposição prevê o fim gradativo da contribuição previdenciária sobre os proventos de aposentados e pensionistas.

Com auditório repleto e ornamentado de cartazes com palavras de ordem, representantes de entidades que integram o Mosap (Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas), entre elas o Sindifisco Nacional, reivindicaram o fim dessa injustiça estabelecida através da EC (Emenda Constitucional) 41/03.

O presidente do Mosap (Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas), Edison Haubert, ao abrir o Encontro Nacional em prol da PEC 555/06 lembrou que apenas uma liderança partidária – o deputado José Guimarães (PT/CE) – não assinou o requerimento que solicita urgência na votação da matéria na Casa. Ele pediu para os servidores presentes aproveitarem a presença na Câmara para pressionar o parlamentar para que assine o requerimento.

“Talvez muitos líderes não saibam que estamos reunidos aqui agora nesse momento. Temos que fazer com que eles saibam que estamos aqui e conheçam a nossa exigência. Se pudermos, vamos nos encaminhar até a liderança do PT e exigir que o seu líder assine o requerimento”, ressaltou o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue. O sindicalista propôs que no decorrer do evento os participantes se manifestem em ambientes estratégicos da Câmara de modo a dar visibilidade ao movimento em prol da PEC 555.

Parlamentares – Diversos deputados federais ocuparam a tribuna do Auditório Nereu Ramos para demonstrar o apoio à causa dos servidores e também aproveitaram para fazer a defesa da Previdência Social, uma vez que o Governo alega que um suposto déficit no sistema é um dos fatores que contribuem para o retardamento na aprovação da proposta.

“Temos que continuar batendo na tecla de que a Previdência é altamente superavitária”, desabafou o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP). Ele criticou o fato de haver por meio da grande imprensa uma intensa propaganda a favor dos planos de previdência privada, de modo a favorecer o empresariado.

O deputado João Dado (PDT/SP) lembrou que é sindicalista há pelos menos 30 anos e que dentro desse período constatou que as conquistas só são possíveis com mobilização. Ele comemorou a aprovação do projeto que destina recursos dos royalties do petróleo para a saúde e a educação e recordou que a sua aprovação foi possível graças as manifestações de ruas ocorridas recentemente.

O deputado Onofre Santo Agostini (PSD/SC) teceu elogios a Arnaldo Faria de Sá, João Dado e Chico Alencar, pela luta incessante em defesa dos aposentados, em especial pela aprovação da PEC 555/06. “Contem comigo. Eu quero ser mais uma foice e estar ao lado desses valorosos companheiros nessa luta a favor dos aposentados. Vamos pressionar os nossos líderes para dizer ao Brasil que estamos fazendo justiça com aqueles que tanto contribuíram com o país”, salientou o parlamentar.

O autor da PEC 555/06, deputado Carlos Mota (PSB/MG), falou da sua alegria pela mobilização em torno da PEC. Elogiou o Mosap e as entidades parceiras pela realização do evento e comentou o trabalho que vem sendo feito pela aprovação da matéria. “Hoje fico feliz em saber que essa PEC está sendo conduzida da forma que está. E espero que essa mobilização de fato consiga sensibilizar todos os paramentares no sentido de por fim a essa tremenda injustiça contra os aposentados e os pensionistas brasileiros."

Os deputados Chico Alencar (PSOL/RJ), Chico Lopes (PCdoB/CE), Fátima Bezerra (PT/RN), João Ananias (PCdoB/CE), Ivan Valente (PSOL/SP), Rubens Bueno (PPS/PR) e Jô Moraes (PCdoB/MG), também se pronunciaram e destacaram o apoio à causa e disseram que iriam levantar o assunto na reunião de líderes prevista para a tarde de terça-feira.

O Encontro Nacional do Mosap em prol da PEC 555/06, realizado em parceria com as entidades parceiras, se estende até o fim desta terça-feira.

{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2013/Setembro/Bol989/Galeria_PEC_Manha/]}

Conteúdos Relacionados