Encontro discute dúvidas comuns que chegam à diretoria
Em continuidade aos trabalhos do 1º Encontro Regional dos Aposentados e Pensionistas, que acontece na tarde de quarta-feira (21/9), no Hotel Jatiúca, em Maceió (AL), o advogado da diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões do Sindicato, Laércio Bezerra, ministrou uma palestra sobre aposentadoria por invalidez, doenças incapacitantes e pensão previdenciária.
A palestra foi formulada para esclarecer dúvidas comuns que chegam à diretoria. A exposição passou pelos conceitos de paridade, integralidade, proventos integrais e proporcionais, quebra de paridade e integralidade advindas da EC (Emenda Constitucional) 41/03.
Sobre a aposentadoria por invalidez, o advogado mostrou que a relação de doença que consta no art. 186 da Lei 8.112/90, é fechado. Da mesma forma, o rol de doenças que possibilita a isenção de Imposto de Renda está no art. 6 º, XIV da Lei 7.713/88.
O advogado também falou sobre mensagens, cartas que filiados têm recebido de entidades informando sobre a possibilidade de paridade e integralidade para as pensões concedidas após a EC 41. “Os filiados devem tomar cuidado com tais informativos com situações que sugerem ingresso em ações sem consultar o Sindicato, pois tais ações podem resultar em prejuízos financeiros e suscitar decepções” , alertou Laerço Bezerra.
O diretor-adjunto de Assuntos de Aposentadoria e Pensões, Castelo Bessa destacou a razão da escolha do tema. “Constantemente, temos que voltar a esses conceitos porque os direitos dos aposentados e pensionistas são burlados diuturnamente”, lembrou o diretor.
Enfermeira fala sobre ações simples, mas de grande resultado para viver mais e melhor
Fiq Bem – Longevidade e qualidade de vida, quem não quer? Palestra da enfermeira Mitilene Florêncio, da empresa Fiq Bem, parceira do Unafisco Saúde, tratou do tema como viver de forma mais saudável. A palavra de ordem para os aposentados e pensionistas foi “objetivo”.
“Muitas pessoas se aposentam e, em casa, se sentem como estranhas. É preciso ter objetivo, planejamento, ocupar a cabeça é fundamental”, destacou a enfermeira que chamou atenção daqueles que não têm se atentado para o sedentarismo.
Entre as dicas de hábitos saudáveis estão a escolha de pessoas certas, pensar positivamente, evitar tabagismo, comer poucas calorias, ter um estilo de vida ativo, dar sentido a sua vida (ter objetivos) e ter um sono adequado.
A quinta-feira, dia 22, está reservada para mais um momento de confraternização, será dia de city tur pela cidade. O próximo encontro será em maio de 2017, na região Centro Oeste.