Estrutura administrativa do Sindifisco é tratada pela manhã

A manhã do último dia do Encontro Contábil e Financeiro, promovido pela DEN (Diretoria Executiva Nacional), em Recife (PE), foi dedicada a questões administrativas pertinentes ao funcionamento do Sindicato. Acordo coletivo de funcionários, salários, atualização de cadastro, recolhimento de contribuições e ações jurídicas foram alguns dos assuntos abordados.

O diretor-adjunto de Administração, Eduardo Tanaka, falou sobre obrigações sociais e previdenciárias pertinentes ao Sindifisco Nacional e deu exemplos práticos do desconto a ser aplicado em alguns casos de recolhimento de contribuição social de funcionários.

O Auditor-Fiscal abordou a legislação previdenciária, detalhando conceitos acerca de segurados obrigatórios e facultativos, receitas dos segurados (empregado, trabalhador avulso e empregado doméstico), entre outros temas. Toda a explanação do Auditor encontra-se aprofundada no seu livro, lançado pela Editora Campus: “Direito Previdenciário”.

Em seguida, a diretora de Administração, Ivone Monte, e a gerente Administrativa da DEN, Raimunda Maria da Silva, falaram sobre divergências que a gerência têm encontrado no recebimento de informações por parte de algumas Delegacias Sindicais. Também esclareceram dúvidas sobre a GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social) e outros assuntos.

Jurídico – A gerente do Departamento de Assuntos Jurídicos da DEN, Priscilla Baccile, falou sobre os aspectos jurídicos relacionados à unificação/incorporação dos sindicatos Sindifisp, vinculados à Fenafisp, com o Unafisco Sindical – que deu origem ao Sindifisco Nacional. Ela explicou o porquê da exigência de algumas documentações. “Precisamos nos resguardar de problemas futuros com o Ministério do Trabalho”, alertou.


 

A advogada pediu atenção em relação ao patrimônio do Sindicato, especialmente em relação à transferência de imóveis. Priscilla cobrou a cópia digital de todas as ações dos sindicatos estaduais. “Embora eu receba relatório de alguns prestadores de serviço, não posso confiar apenas nisso. Preciso checar uma série de fatores, inclusive sobre perdas de prazo”.

O vice-presidente do Sindifisco Nacional, Lupércio Montenegro, ratificou todos os pedidos da advogada da DEN e apelou aos dirigentes de DS que atendam aos apelos do jurídico. Em seguida, orientações sobre procedimentos financeiros da DEN e sobre os Fundos mantidos pelo Sindicato foram prestadas pelas supervisoras financeira e de eventos do Sindifisco Nacional, Maria Efigênia Barbosa e Darcila Maia, respectivamente.

Maria Efigênia Barbosa pediu às DS que ainda não fizeram o cadastro junto ao CPD que o façam e que nas solicitações de reembolso informassem claramente quem deveria ser reembolsado, se o filiado ou a DS. Já Darcila Maia pediu agilidade das DS na hora de pedir esse reembolso e atenção às rasuras nas notas.

Conteúdos Relacionados