Emissão de CPF para estrangeiros será mais fácil
Graças a uma parceria firmada entre a RFB (Receita Federal do Brasil) e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a emissão do CPF (Cadastro de Pessoa Física) para investidores estrangeiros será facilitada.
Antes para obter o documento, o investidor pessoa física estrangeiro levava meses para conseguir um CPF no consulado. A partir de abril deste ano, esse prazo pode cair para até uma semana. Essa atual burocracia também impede a presença de pessoas físicas estrangeiras na Bolsa brasileira e em fundos de investimentos, por exigir a presença em um consulado brasileiro e a abertura de uma conta.
De acordo com matéria publicada na quinta-feira (3/1) no jornal DCI online, investidores americanos, por exemplo, poderão investir em ações diretamente na Bolsa brasileira. "Eles ficam restritos a 30 ADRs [recibos de ações] brasileiras listados na Bolsa de Nova York, apenas 10 com liquidez. Com a facilitação, o americano poderá investir diretamente na BM&FBovespa, além de poder acessar fundos de investimentos no Brasil".