Em artigo, Damasceno foca causas que tiram recursos da Previdência

Em artigo publicado na edição de sexta-feira (17/6) do jornal Correio Braziliense, o presidente da DEN (Diretoria Executiva Nacional), Cláudio Damasceno, comenta os problemas para a manutenção da Previdência pública, que vão além da arrecadação. A retirada de 20% pela DRU (Desvinculação de Receitas da União) é um dos responsáveis por um déficit que pode levar o sistema para o buraco.

Além disso, Cláudio Damasceno cita um rol de medidas equivocadas, que representam verdadeiros obstáculos para o pagamento do benefício. Entre esses, está a desoneração da folha de pagamentos, adotada pelo governo Dilma Rousseff na intenção de impulsionar o consumo e, assim, a arrecadação. A estratégia não funcionou como o esperado, e impactou “pesadamente o caixa da Previdência Social”.

Falhas na condução das políticas tributária e fiscal expostas, o País se viu com um rombo de R$ 170 bilhões, conta essa que recai sobre os cidadãos, pois o novo Governo se mobiliza para promover uma reformulação no sistema previdenciário, como alternativa de equilíbrio dos cofres públicos. Para o Sindifisco Nacional, o modo como essa reavaliação é feita não ataca as causas que historicamente comprometem os recursos da Previdência.

Confira aqui a íntegra do artigo de Cláudio Damasceno.

Conteúdos Relacionados