CEN envia correspondência aos filiados eleitores
A CEN (Comissão Eleitoral Nacional) realizou hoje (27/7) o envio – via Correios – das mais de 20 mil correspondências contendo os kits eleitorais (cédulas de votação e o envelope selado para devolução do voto), que serão entregues na casa de todos os filiados eleitores – aposentados e ativos. Integrantes da comissão fiscalizaram de perto todo o processo de franqueamento e postagem do material eleitoral junto aos Correios. Tudo para garantir agilidade e segurança ao processo eleitoral.
A Comissão explica que cada envelope tem uma etiqueta de identificação em “código de barra”, para assegurar sua legitimidade através da conferência feita por um leitor ótico. Todo o processo tem objetivo de dar total segurança e resguardar o processo eleitoral, além de evitar a duplicidade de voto. A CEN lembra que os filiados eleitores que optarem pelo voto por correspondência devem postar as cédulas de votação no período de 6 a 12 de agosto, nas agências dos Correios, com o devido carimbo da instituição. Caso o carimbo dos Correios esteja ilegível o voto será anulado.
A CEN reforça ainda que, por força do artigo 110 do estatuto do Sindifisco Nacional, as comissões eleitorais locais também ficam obrigadas “a proporcionar o voto em urna e o voto por correspondência em âmbito local”.
A eleição será realizada nos dias 11 e 12 de agosto de 2009, das 9 às 18 horas, nas seções eleitorais nas sedes das Delegacias Sindicais, representações e repartições da RFB (Receita Federal do Brasil), de jurisdição das respectivas DS, desde que comportem a instalação de urna, em função do número de filiados. A CEN já divulgou os locais onde serão instaladas as mesas eleitorais durante o período de votação. Ao todo serão 160 mesas, distribuídas em 76 localidades.