“O Estado de S.Paulo” destaca proposta de reforma tributária do Sindifisco
O estudo elaborado pela DEN (Diretoria Executiva Nacional) acerca da Reforma Tributária necessária para promover a justiça fiscal de que o Brasil precisa foi destaque na versão online do jornal O Estado de S.Paulo, no último sábado (11/9). O estudo será entregue aos candidatos à Presidência da República como uma contribuição do Sindifisco Nacional para o processo eleitoral 2010.
“O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco) elaborou uma proposta de reforma tributária que prevê aumento dos impostos pagos por empresas e pessoas de maior renda, com redução equivalente da carga que incide sobre trabalhadores e consumo”, explica a reportagem.
O jornal também destaca que as modificações propostas pelo Sindicato elevariam em R$ 42,9 bilhões o valor atualmente pago pela parcela de maior renda da população. Em contrapartida, o governo desoneraria, no mesmo montante, trabalhadores e produtos da cesta básica além de investimentos do setor produtivo.
“As medidas elaboradas têm como objetivo central reduzir a carga de impostos que incide sobre o consumo, com um aumento equivalente sobre o patrimônio e a renda. De acordo com o trabalho, os tributos cobrados sobre o consumo no ano passado responderam por 54,9% de toda a carga tributária do País. Ao mesmo tempo, os impostos sobre a renda geraram 26,94% do total arrecadado, seguido por 3,72% dos tributos sobre o patrimônio”, completa o jornal.