CEN envia cédulas de votação via Correios
A CEN (Comissão Eleitoral Nacional) vai postar nos Correios, na próxima segunda-feira (27/7), mais de 20 mil kits eleitorais, contendo as cédulas de votação e o envelope selado para devolução do voto. Esse material chegará à casa de todos os filiados eleitores, sejam eles ativos ou aposentados.
Durante toda esta semana foi feita uma força tarefa para garantir o envio da correspondência e o cumprimento do prazo estabelecido no regimento da eleição. Funcionários dos Correios também participam desse trabalho de postagem, junto à equipe da Comissão Eleitoral Nacional.
Os filiados eleitores que optarem pelo voto por correspondência devem postar as cédulas de votação no período de 6 a 12 de agosto, nas agências dos Correios, com o devido carimbo da instituição. Caso o carimbo dos Correios esteja ilegível o voto será anulado. Para a DEN (Diretoria Executiva Nacional), o voto por correspondência, seja no âmbito local ou nacional, democratiza o acesso dos filiados às decisões que dizem respeito ao Sindicato.
Para garantir ainda mais o sigilo e a confiança no processo eleitoral, a CEN explica que em cada envelope tem uma etiqueta com identificação em “código de barra”, a fim de assegurar sua legitimidade através da conferência feita por um leitor ótico. Todo o processo de conferência tem objetivo de dar total segurança e resguardar o processo eleitoral, além de evitar a duplicidade de voto.
A CEN reforça ainda que, por força do artigo 110 do estatuto do Sindifisco Nacional, as comissões eleitorais locais também ficam obrigadas “a proporcionar o voto em urna e o voto por correspondência em âmbito local”.
De acordo com o artigo 110 do Estatuto do Sindifisco Nacional, a eleição para o preenchimento dos cargos da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal das DS “serão por voto universal, direto e secreto, por meio de cédula única, nas urnas ou por correspondência, de acordo com modelo aprovado pela Comissão Eleitoral Local, a quem caberá a condução do processo eleitoral.”