Sindifisco discute ações para implementar parceria com a Esaf

O Sindifisco Nacional deu mais um passo para colocar em prática as ações de educação fiscal em parceria com a Esaf (Escola de Administração Fazendária). Nesta quarta-feira (27/1), o presidente do Sindicato, Pedro Delarue, e o diretor-secretário da entidade, Maurício Zamboni, reuniram-se com João Dias Neto, secretário-executivo do Grupo de Trabalho Educação Fiscal da Esaf, e com Claudemir Frigo, gerente do Programa Nacional de Educação Fiscal. 

O motivo do encontro, que ocorreu na sede do Sindifisco, em Brasília, foi definir mecanismos concretos para viabilizar o termo de cooperação técnica assinado em 1º dezembro do ano passado, com objetivo de disseminar ações do PNEF (Programa Nacional de Educação Fiscal).

Na ocasião, um dos temas discutidos foi como trazer para o programa novos agentes multiplicadores nos diversos públicos interessados em promover a cidadania fiscal, entre os quais os Auditores. O objetivo da iniciativa é envolver ainda mais a Classe, de forma que ela, além do papel de arrecadar, trabalhe para promover a aplicação adequada dos recursos públicos.

De acordo com o termo de cooperação assinado em dezembro, Sindifisco e Esaf, entre outras competências, comprometeram-se a fomentar o Curso de Disseminadores de Educação Fiscal e a estimular a prática interdisciplinar dessas ações educacionais, capacitando de forma continuada agentes multiplicadores.

Numa primeira etapa do projeto, a intenção é envolver cada vez mais os Auditores-Fiscais com o programa e ressaltar a importância da arrecadação, bem como do controle social da aplicação dos recursos públicos. As oficinas também servirão para estimular os Auditores a se engajar em projetos de controle social. 

Após essa etapa de conscientização interna, a ideia é apoiar a implementação de projetos de controle social nos municípios brasileiros, a partir das DS (Delegacias Sindicais) e representações do Sindifisco Nacional em todo o país.

A DEN (Diretoria Executiva Nacional) indicou dois diretores para participarem da formatação do projeto de educação fiscal junto à Esaf: a diretora e o diretor-adjunto de Justiça Fiscal e Seguridade Social, Maria Amália Polotto e Rogério Said Calil.

História de sucesso – Entre os públicos para os quais se voltam as ações de educação fiscal desenvolvidas pela Esaf, está o infantil. Do dia 12 a 15 de janeiro, a Esaf realizou um trabalho com 46 crianças de 7 a 12 anos. Os conteúdos trabalhados foram voltados para a cidadania fiscal de preservação de patrimônios públicos, privado e natural, orçamento participativo, nota fiscal, tributos, sociedade e cidadania através de atividades lúdicas, além de incentivos ao trabalho em equipe, amizade e promoção da paz.

Conteúdos Relacionados