Oficina em Juiz de Fora será nesta quinta e sexta-feira

Começa nesta quinta-feira (25/3), em Juiz de Fora (MG), a primeira Oficina sobre Educação Fiscal promovido pelo Sindifisco Nacional. Durante a Oficina, os Auditores-Fiscais conhecerão a estrutura do PNEF (Programa Nacional de Educação Fiscal), os projetos que estão sendo desenvolvidos na área e discutir a contribuição que o Sindicato, através dos Auditores-Fiscais ativos e aposentados, pode oferecer ao Programa. O evento prossegue até sexta-feira (26/3), no Hotel Victory (Av. Independência, 1850, São Mateus).

As oficinas sobre Educação Fiscal têm como finalidade difundir mais amplamente a função dos tributos e a importância do controle social sobre a administração pública, ampliando a atuação da sociedade sobre os gastos públicos. O projeto destaca a importância de se conhecer o funcionamento da administração pública para o pleno exercício da cidadania e do papel fiscalizador de cada cidadão.

Além de Juiz de Fora, outras duas cidades vão receber em breve oficinas de Educação Fiscal. A próxima é São José do Rio Preto, em São Paulo, nos dias 22 e 23 de abril. Logo depois, a cidade de Goiânia (GO) sediará uma terceira oficina sobre o assunto em data a ser definida.

Confira programação da Oficina:

Dia 25 de março
Dimensão conceitual
9h – Apresentação dos participantes e exposição da programação
10h – Exposição da consultoria sobre o que é Educação Fiscal
10h40 – Divisão em grupos: leitura e discussão do texto de apoio
11h30 – Apresentação dos grupos e discussão sobre o PNEF
12h15 – Almoço
Contato com experiências
14h – Apresentação de experiência e produções em Educação Fiscal no Brasil
15h – Divisão dos participantes em grupos com roteiro: grupo1: análise de peças teatrais e outras produções culturais, grupo 2: jogos e experiências lúdicas, grupo 3: cursos presenciais, à distância, grupo 4: experiência de controle social e Lei de Responsabilidade Social (Observatório Social de Maringá)
18h Encerramento do primeiro dia

Dia 26 de março
Contato com experiências
9h – Apresentação dos grupos (30min por grupo)
11h – Debate entre os participantes – síntese e conclusão: Das experiências apresentadas, quais oferecem pistas para uma ação articulada do Sindifisco Nacional junto ao PNEF?
12h15 – Almoço
Orientação para a ação sindical
14h – Divisão em três grupos, com o tema: sugestões e orientações para uma política do sindicato em educação fiscal.Principais questões: 1) Qual o papel do sindicato no PNEF? Quais as prioridades para o primeiro ano de atuação do sindicato? Qual o nosso público alvo? Como nos organizaremos nacionalmente, regionalmente, localmente?
16h – Debate
18h – Encerramento do segundo dia
 

Conteúdos Relacionados