Amapá inclui matéria no calendário escolar

As redes públicas estadual e municipal do Amapá incluíram aulas de educação fiscal para estudantes do Ensino Fundamental. A novidade é parte do PEFE (Programa de Educação Fiscal nas Escolas), que é uma iniciativa local para melhorar o entendimento das crianças e adolescentes sobre o assunto.

O objetivo do programa, segundo informações publicadas pela mídia local, é garantir aos estudantes um processo amplo de formação do cidadão, estimulando a mudança de valores, crenças e culturas, como meio de possibilitar a transformação social.

A DEN (Diretoria Executiva Nacional) parabeniza os órgãos ligados ao sistema de ensino do Amapá pela iniciativa e reitera o apoio que tem expressado nos últimos anos de que a Educação Fiscal faça parte do conhecimento de toda a sociedade brasileira. É por meio de ações como essa que moldaremos um país mais consciente e justo no que diz respeito à política fiscal nacional.

No caso do Amapá, os professores serão capacitados na disciplina por meio de cursos “online” oferecidos pelo Ministério da Fazenda. A ação tem repercutido positivamente em diversas instâncias. Na quarta-feira (17/3), o senador Geovani Borges (PMDB/AP) elogiou, em Plenário, a inclusão das aulas na grade horária dos estudantes do estado.

De acordo com o senador, a ideia deve auxiliar a formação de crianças e adolescente mais conscientes. “Trata-se de uma iniciativa voltada para estimular a participação dos jovens e difundir entre eles a importância dos direitos do cidadão”, afirmou o parlamentar.

Geovani Borges sugeriu também que a ideia seja adotada nas outras unidades da Federação. De acordo com a Agência Senado, o parlamentar entende que a população age como se desconhecesse a importância e a complexidade da arrecadação de impostos e, talvez, exatamente por isso não seja mais ativa para exigir que eles sejam, de fato, aplicados em benefício do cidadão.

Oficinas – A DEN também está engajada no trabalho de disseminar o conhecimento fiscal no intuito de promover uma sociedade mais atenta ao assunto. Entre as ações nesse sentido, a Diretoria começa este mês com a primeira de uma série de oficinas sobre Educação Fiscal, na cidade de Juiz de Fora (MG), nos dias 25 e 26 de março.

As oficinas sobre Educação Fiscal promovidas pelo Sindicato têm como finalidade difundir a função dos tributos e a importância do controle social sobre a administração pública, ampliando a atuação da sociedade sobre os gastos públicos. A iniciativa também vai incentivar o acompanhamento da aplicação dos recursos e contribuir para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão.
Conteúdos Relacionados