Termina em Porto Alegre quarta edição da oficina

Terminou nesta sexta-feira (24/9) a quarta edição da Oficina de Educação Fiscal, promovida pela Diretoria de Defesa da Justiça Fiscal e Seguridade Social do Sindifisco Nacional em parceria com a DS (Delegacia Sindical) Porto Alegre. Durante dois dias, os participantes analisaram experiências sobre o tema e trabalharam propostas para a atuação do Sindicato na área.

No último dia do encontro, os Auditores-Fiscais participaram de um grande debate sobre diretrizes para definição das bases daquilo que deverá ser a política do Sindifisco Nacional no que diz respeito à Educação Fiscal.

Com essa edição, a primeira fase do projeto desenvolvido pela Diretoria entra na reta final. A quinta e última oficina sobre o tema, neste ano, está marcada para o mês que vem em Recife, nos dias 21 e 22, e se propõe a levar a discussão aos Auditores-Fiscais das regiões Norte e Nordeste. Esse primeiro momento do projeto está voltado para a acolhida de sugestões da Classe para posterior análise, quando serão organizadas e formalizadas as diretrizes do Sindicato para atuar com o tema.

De acordo com a diretora de Defesa da Justiça Fiscal e Seguridade Social, Maria Amália Polotto Alves, a primeira fase do projeto apresentou uma excelente resposta. “A cada oficina, verifica-se como o assunto é rico e sempre acaba surpreendendo ainda mais nossas expectativas. Além das propostas para a atuação do Sindicato, outro objetivo das oficinas era despertar na categoria o interesse sobre assunto, o que tem sido alcançado”, explica a diretora.

O diretor-adjunto da pasta, Rogério Calil, destaca ainda que o trabalho em prol da Educação Fiscal é uma decisão já tomada pela Classe. “A atividade do Sindicato neste sentido já foi aprovada por meio de uma tese apreciada no Conaf [Congresso Nacional de Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil] em 2008. O que estamos fazendo agora é buscar, junto à base do Sindicato, as linhas específicas do que será a nossa forma de atuação como entidade de Classe”, destaca Calil.

Com a oficina realizada em Porto Alegre, cerca de 120 Auditores-Fiscais já passaram pela atividade e contribuíram com as linhas gerais da futura política de Educação Fiscal do Sindicato. Além da capital gaúcha, foram realizadas oficinas com o mesmo formato em Juiz de Fora (MG), São José do Rio Preto (SP) e Goiânia (GO).

Recife – É importante ressaltar que as inscrições para a oficina sobre o tema em Recife ainda estão abertas. Para quem precisa de dispensa de ponto para participação no evento o prazo vai até o dia 5 de outubro. Os pedidos podem ser feitos pelos e-mails: dsrecife@uol.com.br; dsrecife@veloxmail.com.br, ou pelo telefone (81) 3224-3287 (falar com Taísa). Para a conclusão da inscrição, é necessário informar nome, número de matrícula e lotação.