Oficina em Porto Alegre começa nesta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira (23/9) a quarta edição da oficina de Educação Fiscal, que, desta vez, será na cidade de Porto Alegre (RS). O evento, promovido pela DEN (Diretoria Executiva Nacional) em parceria com a DS (Delegacia Sindical) local, ocorrerá no Hotel Embaixador (Rua Jerônimo Coelho, 354), no centro da capital gaúcha.

O 1º vice-presidente do Sindifisco Nacional, Lupércio Machado Montenegro, e o superintendente-adjunto da 10ª Região Fiscal, Auditor-Fiscal Ademir Gomes de Oliveira, participarão da abertura do evento. Também participarão da oficina os diretores de Defesa da Justiça Fiscal e Seguridade Social, Maria Amália Polotto e Rogério Calil; o diretor-adjunto de Administração, Eduardo Tanaka; o diretor de Defesa Profissional, Gelson Myskovsky; e a diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensões, Clotilde Guimarães.

Durante os dois dias de evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer e debater os projetos desenvolvidos pelo PNEF (Programa Nacional de Educação Fiscal). Os Auditores-Fiscais ainda poderão apresentar sugestões para aperfeiçoamento do programa. A finalidade dessas oficinas é difundir entre a categoria a importância do controle social sobre os gastos públicos e apontar os meios de atuação do Sindicato na área da Educação Fiscal.

O evento já ocorreu, nos mesmos moldes, em São José do Rio Preto (SP), Juiz de Fora (MG) e Goiânia (GO). A oficina está sob a coordenação do Instituto Cultiva e terá como instrutor o doutor em ciências sociais pela Universidade Estadual de Campinas Rudá Ricci.

Programa – O PNEF é um programa nacional, integrado pelo Ministério da Educação, Receita Federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, Esaf (Escola Superior de Administração Fazendária) e Secretarias de Fazenda e de Educação estaduais. O objetivo dessa ação é sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do tributo, além de instruir os cidadãos sobre administração pública, incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos públicos e criar condições para uma relação harmoniosa entre Estado e cidadão.

Conteúdos Relacionados