Começa oficina em São José do Rio Preto

Começou nesta segunda-feira (7/6) a segunda oficina de Educação Fiscal promovida pela DEN (Diretoria Executiva Nacional) em parceria com algumas DS (Delegacias Sindicais). Desta vez, o encontro está sendo realizado em São José do Rio Preto (SP) e será concluído amanhã (8/6). A solenidade de abertura ocorreu na DRF (Delegacia da Receita Federal do Brasil) São José do Rio Preto e, em seguida, foi realizada uma visita à sala do PNEF (Programa Nacional de Educação Fiscal) na unidade.

A cerimônia foi iniciada pela diretora de Defesa da Justiça Fiscal e da Seguridade Social do Sindifisco Nacional, Maria Amália Polotto Alves, que agradeceu a presença de todos e elogiou as iniciativas voltadas para o tema que estão em andamento na DRF/São José do Rio Preto. A diretoria é a responsável pela idealização e realização das oficinas sobre Educação Fiscal.

Cerca de 50 pessoas compareceram ao Auditório da DRF. Logo em seguida, o delegado da DRF, Auditor-Fiscal Sidney Torres, destacou o papel do Sindicato em incentivar a disseminação de ações voltadas para a Educação Fiscal e conclamou todos a unir esforços em prol da iniciativa. “A Educação Fiscal pode ser nossa ação social, nosso trabalho social. É uma grande tarefa que nós precisamos abraçar”, afirmou.

Logo em seguida, o primeiro vice-presidente do Sindifisco Nacional, Lupércio Montengro, ressaltou a importância do tema para a construção de um país com mais justiça social e fiscal. “A sociedade tem que ter a consciência da importância dos tributos e fiscalizar a aplicação desses recursos e, para isso, nada como a Educação Fiscal”, disse Lupércio. O vice-presidente do Sindicato lembrou ainda outros temas relevantes para a Classe como as discussões sobre Seguridade Social e a desoneração da folha de pagamentos.

O terceiro a falar foi Valmir da Cruz, presidente da DS/São José do Rio Preto. Valmir elogiou a iniciativa e lembrou a todos que é por meio de ações de conscientização, como a que está sendo realizada na cidade do interior paulista, que se consegue levar a todos o entendimento e o alcance de medidas simples. “É preciso que todos entendam que a sonegação é um crime contra toda a sociedade”, destacou o sindicalista.

O representante local do PNEF, Auditor-Fiscal Mauro José da Silva, apresentou um balanço dos esforços em andamento na DRF. De acordo com ele, estão sendo desenvolvidas ações nas escolas municipais, com concursos de redação e distribuição de cerca de 2 mil cartilhas sobre o tema para alunos e professores. Além disso, a delegacia acaba de inaugurar uma sala específica para trabalhar o tema com crianças e adolescentes, tendo também conseguido um ônibus para auxílio no transporte dos envolvidos na iniciativa, tanto em São José do Rio Preto quanto em outros municípios da região.

O Auditor-Fiscal também lembrou que a DRF está trabalhando para viabilizar uma iniciativa nos mesmos moldes do Observatório Social de Maringá (PR), que auxilia a sociedade na fiscalização e acompanhamento de gastos públicos. Tudo isso feito em consonância com os princípios da Educação Fiscal. “Fiscalizar é importante, arrecadar é fundamental, mas tem de haver controle do gasto público”, finalizou Mauro José da Silva.

O representante estadual do PNEF na 1ª (Região Fiscal) e coordenador Nacional de Sensibilização e Marketing do Programa, Auditor-Fiscal Humberto Matsuda, foi o próximo a falar e iniciou sua participação elogiando as iniciativas da DRF, com a implementação da sala dedicada ao programa e a incorporação do ônibus. Humberto lembrou que em Goiânia (GO) o PNEF também conseguiu um veículo para iniciar uma ação batizada de “Ônibus da Cidadania”, que leva ações de Educação Fiscal para regiões mais afastadas do centro da capital goiana.

“Esse nosso trabalho de conscientização é importantíssimo”, disse. O Auditor-Fiscal também destacou a iniciativa do Sindicato em ampliar e promover as ações do PNEF com as oficinas. “Ficamos muito felizes de ver o Sindifisco Nacional se envolvendo nisso. Essa é uma parceria muito importante”, concluiu.

O último a falar foi o representante do PNEF na 8ª RF, Auditor-Fiscal Júlio Alfredo Curvo, que parabenizou a DRF pela sala voltada ao programa e o Sindicato pela realização da oficina. “Esses dois dias aqui vão ser muito bons para discutirmos como  o Sindifisco vai poder agir para auxiliar esse esforço da Educação Fiscal”, avaliou Júlio.

Após a solenidade, os participantes da cerimônia foram convidados a conhecer a sala montada pela DRF para dar suporte às atividades de Educação Fiscal para crianças e adolescentes. No ambiente, estão alguns pufes coloridos e desenhos nas paredes que remetem ao tema e aos personagens de publicações de divulgação do programa. Além disso, a sala, que tem cerca de 60 m², conta com três computadores montados como se fossem fliperamas com jogos voltados ao tema.

Por fim, todos foram levados ao hotel Michelangelo Plaza Inn, onde está sendo realizada a oficina, no ônibus incorporado pela DRF para as ações de Educação Fiscal. No local, logo após o almoço, foram iniciadas as atividades da oficina.

Conteúdos Relacionados