Imposto Justo: Correio Braziliense defende correção da tabela
Na quinta-feira (6/3), dia que marca o início da declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), o editorial do Correio Braziliense destacou a importância de iniciativas que corrijam injustiças tributárias históricas, quando o assunto é aliviar o bolso do contribuinte com menor poder aquisitivo.
Sem mencionar o nome da campanha Imposto Justo, de iniciativa do Sindicato, mas citando a entidade e as sugestões contidas na proposta, como a correção da tabela do IR (Imposto de Renda) e o direito de deduzir da base de cálculo do mesmo imposto todas as despesas com instrução, o texto classifica as sugestões como alternativas cidadãs. O editorial também sugere que elas “seriam motivo suficiente para, ordeira e democraticamente, engrossarmos as próximas passeatas”, ao lembrar das manifestações ocorridas meses atrás pelo país afora.
O jornal também fez uma dura crítica à condução da política tributária ao afirmar que as distorções são um “velho truque que aumenta a arrecadação sem alterar as alíquotas”. “A repetição do golpe vem acumulando vantagem que, se o Leão fosse cidadão comum, seria processado por enriquecimento ilícito”, continua o texto.
Confira o editorial na íntegra.