RFB e PGFN integram sistemas de atendimento

A RFB (Receita Federal do Brasil) e a PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional) anunciaram nesta terça-feira (23/2) a integração dos portais e-CAC dos dois órgãos. Os sistemas já estão operando de forma integrada.

Na prática, a mudança evita que o contribuinte faça um segundo login para acessar a página de uma das instituições. Isso quer dizer que o contribuinte, ao acessar o portal e-CAC de um dos dois órgãos, com código de acesso ou certificado digital, não terá mais necessidade de fazer novo login no portal do outro órgão para ter acesso a outros serviços. 

De acordo com nota divulgada pela Receita Federal, a integração deve trazer benefícios aos contribuintes e ao Estado brasileiro. “A utilização da internet para a prestação de serviços da RFB e PGFN, de forma integrada, tem o potencial de trazer ganhos significativos para as duas instituições e principalmente para os contribuintes. Isso porque a facilitação do acesso pode direcionar grande parte dos contribuintes, que atualmente buscam o atendimento presencial, para a internet, reduzindo custos e aumentando a eficiência dos serviços da RFB e PGFN, com muito mais conforto para o cidadão”, diz a nota.

Conteúdos Relacionados