DS/Curitiba e Direção Nacional promovem seminário sobre assédio institucional e moral

Nos dias 22 e 23 de setembro, ocorrerá o seminário “Assédio Institucional e Moral e Gerencialismo no Serviço Público – A Receita Federal no Contexto da Desconstrução das Instituições de Estado”. O evento, promovido pela Delegacia Sindical de Curitiba, em parceria com a Direção Nacional (DEN), será realizado no auditório da FAE Business School e reunirá especialistas de destaque em suas áreas de atuação. O objetivo é fortalecer o entendimento sobre como é possível caracterizar esse tipo de comportamento, seus reflexos na vida do Auditor-Fiscal e nas atividades laborais.
Alguns palestrantes já estão confirmados, como os professores João Cesar de Castro Rocha, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Juliane Furno (socióloga e economista), José Antonio Peres Gediel, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Roberto Heloani, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Giovanni Alves, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Christian Dunker, da Universidade de São Paulo (USP), bem como José Celso Cardoso Júnior, da Associação dos Servidores do Ipea (AFIPEA), o deputado estadual Tadeu Veneri e o sociólogo e ex-diretor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) Clemente Ganz.
Entre os principais temas que serão abordados, estão a prática de poder e o desmonte institucional, a prática do assédio institucional, o assédio moral como prática gerencial e de poder, a gestão por metas e a degradação do trabalho e o gerencialismo e o esvaziamento do trabalho do Auditor-Fiscal.
Para o diretor-adjunto de Defesa Profissional, Glauco José Eggers, esse seminário é o primeiro evento de alguns que já estão em programação, em parceria com as delegacias sindicais, tratando de assuntos que afetam as condições de trabalho e a saúde física e emocional dos Auditores-Fiscais. “São temas que têm referência com a gestão pública, algo que deve ser de nossa preocupação como categoria, ainda mais em se tratando de nossa casa, a Receita Federal”, afirmou.
Conforme o diretor de Defesa de Justiça Fiscal e da Seguridade Social da DS/Curitiba, Luiz Tadeu Matosinho Machado, a ideia com este seminário é propor uma reflexão à categoria sobre o porquê do desprestígio funcional dos Auditores e institucional da Receita Federal, trazendo como pano de fundo a prática do atual governo de ingerência política em diversos órgãos. “O assédio institucional, segundo os pesquisadores, diferentemente do assédio moral, ultrapassa a ação individual de quem detém o poder e passa a ser uma política do órgão contra ele mesmo e aos servidores que resistem”, explicou o diretor.
Já o presidente da DS/Curitiba, Celso José Ferreira de Oliveira, esclarece que a concepção do evento ocorreu de forma a pensar o contexto em que se desenvolvem determinadas práticas que têm como objetivo a desconstrução do Estado e suas instituições. “Ao perceber a degradação de seu trabalho e de seu ambiente de trabalho, e mesmo da instituição em que trabalha, muitas vezes a proximidade com o fenômeno, pode não permitir ao servidor público alcançar a visão do contexto em que tal processo de destruição acontece. Por isso, a ideia de partir do geral para o particular, das condições que permitem que o projeto de desconstrução se ponha em marcha e a forma como ele se dá concretamente, inclusive, no trabalho exercido pelos Auditores-Fiscais”, concluiu Oliveira.
Inscrições:
As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo e-mail comunicacao@sindifiscocuritiba.org.br ou whatsapp (41) 98854-8640. É necessário informar nome completo, CPF, lotação (no caso dos ativos) e matrícula no Siape.
Transmissão:
O evento poderá ser acompanhado, ao vivo, pela TV Sindifisco. Acesse aqui a transmissão.
Serviço:
Seminário “Assédio Institucional e Moral e Gerencialismo no Serviço Público – A Receita Federal no Contexto da Desconstrução das Instituições de Estado”
Quando? 22 e 23 de setembro de 2022
Onde? Auditório da FAE Business School – Av. Visconde de Guarapuava, 3263, Centro – Curitiba (PR)