DEN cobra da Administração participação no debate do Regimento Interno
O presidente do Unafisco, Pedro Delarue, enviou, nesta sexta-feira (22/5), uma carta à secretária da RFB (Receita Federal do Brasil), Auditora-Fiscal Lina Maria Vieira, manifestando o estranhamento da DEN (Diretoria Executiva Nacional) em relação à postura adotada pela Administração na condução da discussão do Regimento Interno da Receita. Embora a Diretoria do Sindicato tenha cobrado inúmeras vezes a sua participação nessa construção, como legítima representante dos Auditores-Fiscais, a Administração optou por ignorar o pleito e convidar diretamente apenas alguns Representantes Sindicais locais para participarem da discussão.
Na carta, a DEN reforça que o mais estranho é que a atual Administração é composta por inúmeros Auditores-Fiscais oriundos do movimento sindical, que conhecem profundamente a estrutura do Sindicato, o qual, enquanto entidade nacional, deveria ser o primeiro a ser convidado para a discussão. A estrutura nacional do Sindicato é de representação una, não cabendo à Administração escolher representantes sindicais entre a Classe.
No dia 2 de abril, o presidente do Unafisco solicitou novamente a participação do Sindicato na discussão sobre o Regimento Interno da RFB em uma reunião com administradores. À época, o subsecretário de Gestão Corporativa da Receita, Auditor-Fiscal Odilon Neves Júnior, e o coordenador-geral da Cogep (Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas), Auditor-Fiscal Wiliam Darwin, informaram que o pleito seria atendido. A DEN continua aguardando o cumprimento do compromisso.
Por fim, a DEN reafirma, na carta, sua disposição de manter um diálogo permanente e respeitoso com a Administração. Mas, para isso, faz-se necessário que os Auditores-Fiscais que hoje se encontram comandando a RFB respeitem a organização sindical de sua Classe.