Discussões entre Governo e servidores não progridem
Em reunião com servidores na manhã de quarta-feira (28/3), o secretário de Relações do Trabalho no Serviço Público do MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), Sérgio Mendonça, desconversou sobre recomposição linear de perdas salariais das categorias e afirmou que só há "possibilidade" de avanços na discussão acerca de benefícios, como auxilio alimentação e transporte.
O encontro, em Brasília (DF), foi realizado logo após a marcha de mobilização dos servidores na Esplanada dos Ministérios e reuniu as entidades do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais. Pelo Sindifisco Nacional participaram os diretores de Assuntos de Aposentadoria, Proventos e Pensões, Eduardo Artur Neves, e de Comunicação, Maria Cândida Capozzoli.
Segundo o secretário Sérgio Mendonça, neste momento é difícil para o governo atender a pauta de reivindicações do Fórum, principalmente no que diz respeito à política salarial e à data-base. “A intenção do governo é tratar das questões relacionadas às carreiras, salários, e outros, em discussões setoriais”.
Discordando da posição exposta pelo secretário, o diretor do Sindifisco, Eduardo Artur, considerou que a reposição salarial e o reajuste dos vencimentos dos servidores deve ser imediato. “Existe, por parte dos Auditores-Fiscais, um clima de crescente intranquilidade, tendo em vista que o último aumento foi concedido em 2008, e em três parcelas”, reclamou o sindicalista, ao lembrar que nos últimos anos ocorreram sucessivos aumentos no custo de vida e que, no entanto, os salários dos Auditores, bem como dos demais servidores, estão congelados.
Sérgio Mendonça ressaltou que já foram iniciadas as reuniões setoriais e que até o fiml desta semana e no decorrer da próxima atenderá diversas entidades. O secretário adiantou que o Governo antecipou o fechamento dos acordos para 31 de julho – a data anteriormente prevista era 31 de agosto.
Sobre o PL (Projeto de Lei) 2203/11, que trata da consolidação dos acordos realizados na mesa de negociação coletiva entre o Executivo e as entidades representativas do serviço público federal, o secretário disse que a supressão do artigo 24, proposta pelo Fórum na última reunião, será discutida no Legislativo, uma vez que o Governo concorda com o texto do projeto como está.
A próxima reunião do Governo com o Fórum está marcada para o dia 24 de abril.