Discussão sobre assédios inaugura ciclo de debates em alusão ao Dia da Mulher
O seminário “AuditorAs-Fiscais e assédios: as violências no ambiente de trabalho” abre o ciclo de debates promovido pelo Sindifisco Nacional para marcar o Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (7), às 14h. O evento, que será realizado com o apoio da Câmara dos Deputados, terá como uma das palestrantes a professora da Universidade Federal do Ceará, feminista e escritora Lola Aronovich, inspiração para a Lei 13.642/18, que autoriza a investigação de qualquer caso de misoginia na internet pela Polícia Federal. (Clique na transmissão acima para acompanhar)
Também participam da discussão a Auditora-Fiscal Mônica Portugal, psicanalista e escritora, que vai abordar o sofrimento psíquico causado pelo assédio em suas diversas modalidades. A liderança feminina da Caixa Econômica Federal, Ana Fraga, vai comentar os assédios vividos pelas funcionárias da instituição. A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) estará presente no evento.
Na quarta-feira (8), as palestrantes serão todas Auditoras-Fiscais. Será realizada roda de conversa sobre os desafios para mulheres ocuparem cargos e espaços de poder. Por fim, na quinta-feira (9), será a vez do debate “Sindifisco Nacional AuditorAs-Fiscais”. Representantes de comissões de mulheres de diversos órgãos federais darão seus testemunhos como inspiração para a mobilização das Auditoras-Fiscais.
Os debates do dia 7 e 9 serão realizados no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados. Os interessados em participar podem se inscrever, clicando no link a seguir (https://forms.office.com/r/2CUnaYdU00). A roda de conversa (dia 8) será na sede da Anfip, em Brasília, e a entrada é livre, sem a necessidade de inscrição prévia. Todos os eventos serão transmitidos pelo site e canal do Youtube do Sindifisco Nacional.
Confira a programação completa:
Debate Auditoras-Fiscais e Assédios: As Violências no Ambiente de Trabalho
Dia: 7/3/2023
Horário: 14h às 18h
Local: Auditório Freitas Nobre, Câmara dos Deputados
Palestrantes:
- LOLA ARONOVICH – DOLORES ARONOVICH AGUERRO, escritora conhecida pelo Blog “ESCREVA LOLA ESCREVA”, em que aborda feminismo, cinema, literatura, política. Críticas ao machismo renderam a ela ameaças de morte.
- MÔNICA PORTUGAL – Auditora-Fiscal da Receita Federal do Brasil
- ERIKA KOKAY – deputada federal
- ANA FRAGA – liderança feminina da Caixa Econômica Federal.
Roda de Conversa: Auditoras-Fiscais e os Desafios para Ocupar Cargos de Poder na Receita Federal do Brasil
Dia: 8/3/2023
Horário: 10h às 13h
Local: Auditório da Anfip, SBN, Qd. 01, Bloco H, Brasília. Transmissão pelo canal do Youtube do Sindifisco Nacional e da Anfip.
Auditoras-Fiscais convidadas:
- CLAIR MARIA HICKMANN
- FÁTIMA MARIA GONDIM
- JOSETE SILVA
- ANDREA COSTA CHAVES, subsecretária de Fiscalização da Receita Federal do Brasil
- LUCIANA BARCAROLO
Sindifisco Nacional AuditorAs-Fiscais
Dia: 9/3/2023
Horário: 9h30 às 12h
Local: Auditório Freitas Nobre, Câmara dos Deputados
Palestrantes:
- NORY CELESTE SAIS DE FERREIRA – Auditora-Fiscal da Receita Federal do Brasil e diretora de Defesa Profissional do Sindifisco Nacional
- CLAIR MARIA HICKMANN – Auditora-Fiscal
- DENISE FIGUEIREDO – Analista-Tributária, coordenadora da Comissão de Mulheres do Sindireceita
- HERTA RANI – coordenadora da Comissão da Mulheres da ANAFE
- FABIANA UEHARA PROSCHOLDT – coordenadora nacional da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Econômica Federal
- CREUSA CAMELIER – Presidente da Associação Nacional das Mulheres Policiais do Brasil – Ampol
- MARINA DE ALMEIDA PRADO – Associação das Mulheres Diplomatas brasileiras