Discussão de assuntos internos do Sindifisco marca último dia de encontros em Salvador

Em prosseguimento à agenda de encontros com representantes das Delegacias Sindicais da 4ª e 5ª Região Fiscal, em Salvador (BA), a comitiva da direção executiva do Sindifisco Nacional tratou, nesta sexta (28), dos assuntos internos do sindicato. O presidente, Isac Falcão, o diretor de Administração e Finanças, Luiz Cláudio de Araújo Martins, o diretor de Assuntos Jurídicos, Cleber Magalhães, e o diretor-adjunto de Defesa Profissional, Glauco José Eggers, apresentaram uma perspectiva de como a entidade será conduzida na gestão iniciada em janeiro de 2022.

Como planejado, a direção executiva deu um passo importante no estreitamento dos laços com as Delegacias Sindicais. Um dos objetivos da série de Encontros Regionais, iniciada pela capital baiana, é intensificar o intercâmbio de informações entre os níveis locais e nacional da entidade, além de colocar em prática um modelo de gestão com maior participação de todos os braços do Sindifisco Nacional.

“Precisamos saber tudo o que está acontecendo tanto na Receita Federal quanto no cotidiano dos Auditores-Fiscais, ativos e aposentados, e pensionistas, seja qual for a localidade. Para isso, é essencial criar um ambiente de fluxo direto e ininterrupto de dados e informações entre nossa diretoria e as Delegacias Sindicais”, afirmou Isac.

“Em nossa avaliação, o balanço deste primeiro Encontro Regional foi positivo. Recebemos relatos atualizados sobre a mobilização e sobre as dificuldades enfrentadas pela categoria. Essas informações balizarão nossa atuação a curto, médio e longo prazo. As Delegacias Sindicais e os filiados podem ter a certeza de que manteremos essa proximidade, incentivando e valorizando uma gestão democrática e participativa”, concluiu Isac.

Ao debater assuntos que, direta ou indiretamente, necessitam de intervenção específica da Diretoria de Defesa Profissional, Glauco esclareceu aos representantes das DS que a pasta dará o devido tratamento a demandas individuais e pontuais, porém sempre buscando, na medida do possível, manter um olhar mais abrangente à totalidade da categoria. “A partir de um atendimento individual, nós podemos extrair indicadores valiosos para atender outros filiados que podem estar passando ou que venham a passar pela mesma dificuldade. Assim como há questões muito particulares, existem situações que se repetem”, explicou o diretor de Defesa Profissional.

Ainda segundo Glauco, extrair indicadores de cada atendimento permite a realização de um trabalho preventivo, com a máquina sindical pronta para intervir em favor dos filiados diante de qualquer espécie de problema. “Buscaremos soluções junto à administração e a interlocutores externos para as demandas dos Auditores-Fiscais. E, quando houver necessidade, atuaremos em conjunto com outras diretorias, como a de Assuntos Jurídicos, que muitas vezes trata das mesmas questões que nós tratamos”, concluiu o diretor.

Luiz Martins, que participou da organização do encontro em Salvador, celebrou o retorno positivo recebido dos representantes das Delegacias Sindicais da 4ª e 5ª RF. “Eles elogiaram nossa iniciativa. Ao que tudo indica, estamos, portanto, no caminho certo. É a concretização do que anunciamos durante a campanha. Estamos conversando com todos aqueles que têm representatividade dentro da categoria, dando voz aos nosso filiados também por meio das Delegacias Sindicais. Essa construção coletiva é fundamental para o sucesso das ações pretendidas”, avaliou o diretor de Administração e Finanças.

Cronograma

Nos dias 1° e 2 de fevereiro, o encontro será em Belo Horizonte (MG), com as Delegacias Sindicais da 6ª e da 7ª Região Fiscal (veja programação abaixo). Nos dias 7 e 8 de fevereiro, a direção executiva irá a Ribeirão Preto (SP), para encontro com as DS situadas na 8ª RF. E nos dias 10 e 11 de fevereiro, a visita será a Fortaleza (CE), com as Delegacias Sindicais localizadas na 2ª e na 3ª Região Fiscal. Haverá, ainda, encontros com delegacias de outras regiões, com datas ainda a serem definidas.

Belo Horizonte

Encontro com presidentes e vice-presidentes das Delegacias Sindicais da 6ª e 7ª Região Fiscal

Local: Mercure Belo Horizonte Vila da Serra – Nova Lima/MG

Dia: 1º de fevereiro

Manhã: Discutir com os representantes das Delegacias Sindicais aspectos do Unafisco Saúde (Participação do diretor do Plano de Saúde, Adriano Corrêa)

Tarde: Discutir questões do Departamento Jurídico (participação do diretor de Assuntos Jurídicos, Cleber Magalhães)

Dia 2 de fevereiro

Reunião com os representantes das Delegacias Sindicais para debater a mobilização da categoria

Conteúdos Relacionados