Seminário Internacional: diretor debate Previdência Complementar

Os Auditores-Fiscais da Receita Federal Luís Angoti, Ricardo Pena e Elias Carneiro

O diretor adjunto de Administração e Finanças do Sindifisco Nacional, Elias Carneiro, representou o Sindifisco Nacional no 3º Seminário Internacional “A Previdência Complementar do Servidor Público”, promovido pela Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal). O evento, que ocorreu na terça-feira (23/4), reuniu cerca de 200 pessoas no Centro de Convenções Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília (DF). O foco da discussão foi o funcionamento da previdência social e complementar no Brasil e no mundo.

O seminário, que fez parte das comemorações do sexto aniversário da Funpresp, foi dividido em três grandes painéis: “Previdência complementar dos servidores públicos: modelos de planos, longevidade, reformas previdenciárias e capitalização”; “Governança, gestão e reputação nas entidades de previdência complementar”; e “Poupança previdenciária, portfólios e perfis de investimento”.

O evento reuniu mais de dez especialistas no assunto. Entre eles, o presidente do Conselho Deliberativo da Entidade, Marcelo Siqueira; o presidente da Mongeral, Helder Molina; o presidente da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), Luís Ricardo Martins; a diretora de Legislação e Provimento de Pessoas do Ministério da Economia, Neleide Ábila; e o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, Wagner Lenhart. Participou ainda o membro eleito do Conselho Fiscal, Luís Angoti, que é Auditor da Receita Federal.

Sobre a qualidade e totalidade das discussões, o presidente da Funpresp, Ricardo Pena, que é Auditor-Fiscal da Receita e filiado do Sindifisco Nacional, afirmou que o objetivo do seminário foi alcançado. “A ideia era discutir e trazer experiências nacionais e internacionais, sobretudo, nesse momento em que o Brasil discute a Reforma da Previdência. É o momento de consolidação e de crescimento, bem como de posicionar a Funpresp nesse contexto. Os maiores planos de previdência complementar no mundo inteiro são de servidores públicos e no Brasil já temos várias experiências positivas. O que nós temos como objetivo é cuidar da aposentadoria do servidor”, acrescentou Pena.

Ao avaliar o evento, o diretor Elias Carneiro destacou a qualidade dos debates. “A Funpresp hoje é uma importante opção de previdência para os colegas que adentram ao serviço público federal. Nós, Auditores-Fiscais, não podemos deixar de participar de qualquer evento que envolva o tema. Este terceiro seminário foi de altíssima qualidade, envolvendo grandes profissionais do mercado financeiro”, sintetizou o diretor.

A Funpresp/Exe conta hoje 82 mil participantes originários de 190 patrocinadores. Desde a sua criação, em 4 de fevereiro de 2013, a Fundação acumulou rentabilidade de 98%, alcançando, portanto, mais de R$ 1,6 bilhão de patrimônio.
 

Conteúdos Relacionados