Diretoria visita a Funpresp-Exe e acompanha debates

A Diretora de Defesa da Justiça Fiscal e da Seguridade Social, Euzilene Teodozia Rodrigues Ribeiro, fez uma visita protocolar, na manhã da quarta-feira (23/1), à Funpresp-Exe (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo). A visita foi acompanhada pelo 2º diretor-adjunto de Administração e Finanças, Elias Carneiro Junior.

Considerando o cenário de mudanças relativas à Reforma da Previdência e o grande número de Auditores-Fiscais da Receita Federal que migraram para a Fundação, o objetivo da visita foi de fazer uma apresentação e reforçar o compromisso do Sindifisco Nacional na defesa da Seguridade Social. “Mais de 1.500 Auditores Fiscais já aderiram ao Funpresp. A MP 853/2018 reabriu até 29/03/2019 o prazo para adesão ao Fundo. O Sindicato está empenhado em subsidiar o Auditor Fiscal dos elementos necessários para que ele possa tomar a melhor decisão nesse processo. Outro aspecto importante é o acompanhamento dos processos de eleição dos gestores da Funpresp”, afirmou a diretora.

Eleições — No mesmo dia, a Funpresp realizou o 1º debate das eleições para os conselhos Deliberativo e Fiscal da Fundação. Representantes de quatro, das cinco chapas concorrentes, compareceram para apresentar suas propostas. Entre os candidatos, há Auditores-Fiscais da Receita. A mediação ficou a cargo da jornalista Cristina Serra.

Além da arguição entre candidatos, também foram respondidas as perguntas enviadas pela internet dias antes da realização do debate, e também as dúvidas dos internautas que acompanhavam à discussão em tempo real pelos canais da Funpresp-Exe no Facebook, Youtube e Instagram.

Os temas percorreram as preocupações latentes dos servidores federais, como perspectivas de fortalecimento da governança da Fundação e ampliação do seu alcance, consolidação de proposta estatutária, adesão de novos participantes, proteção e separação patrimonial, entre outros.

A íntegra das discussões será disponibilizada pela instituição nas redes sociais e no site da Funpresp. Os próximos debates estão previstos para ocorrer nos dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro. Os servidores podem encaminhar perguntas às chapas pelo email comissaoeleitoral@funpresp.com.br.

Expertise em prática — O presidente da Funpresp-Exe, Auditor-Fiscal Ricardo Pena, acompanhou às discussões. Reconduzido para o segundo mandato na Fundação, Ricardo acredita que é importante ter a presença de Auditores na gestão da instituição, “pela capacidade e competência de lidar com assuntos de Previdência, até porque já fiscalizaram assuntos de previdência e sabem como lidar com o tema”, explicou. “Tendo isso como premissa, a presença de Auditores-Fiscais, tanto como participantes quanto como gestores, melhora muito a governança da Funpresp”, defendeu.

Hoje, a Funpresp conta com mais de 73 mil participantes, mas esse número tende a crescer. Em tramite na Câmara dos Deputados, o PL (Projeto de Lei) 6.088/16 prevê “que planos de benefícios estaduais, distritais e municipais possam ser administrados pela Funpresp-Exe”. “A Funpresp está preparada a se abrir para essa possibilidade de administrar planos de benefícios de outros entes da Federação”, atestou Ricardo Pena.

Conteúdos Relacionados