Diretores participam de primeira reunião do ano do Mosap

Os diretores de Assuntos de Aposentadoria e Pensão do Sindifisco Nacional, Nélia Cruvinel e Castelo Bessa, participaram, na quarta-feira (6/2), da primeira reunião do ano do Mosap (Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas), em Brasília.

Os dirigentes, que atuam na 1ª vice-presidência e na diretoria-adjunta parlamentar do Movimento, respectivamente, focaram na busca de estratégias contra o trecho da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 287/17, da Reforma da Previdência, que trata da não cumulatividade de aposentadorias dos servidores e de aposentadorias e pensão por mortes.

“Precisamos rever urgente essa medida, pois trata-se de apropriação indébita desses valores por parte do Governo, uma vez que esse montante a ser deixado pelo pensionista, ao fazer a escolha pela opção do benefício, refere-se ao seu cônjuge, que contribuiu durante a vida inteira”, defende Nélia.

Outros assuntos, como a pensão por morte e o limite mínimo e máximo dos proventos de aposentadoria do servidor, além de cotas da pensão por morte do aposentado e do ativo, também estiveram na pauta. Todos estes assuntos foram contemplados em emendas propostas para o texto da Reforma da Previdência por meio do Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado), do qual o Mosap é parceiro.

Além dos diretores Nélia Cruvinel e Castelo Bessa, também estiveram na reunião os Auditores Fiscais Genésio Denarte (diretor de Comunicação do Mosap), José Avelino da Silva Neto (diretor do conselho consultivo), e Eduardo Moreira (diretor de Assuntos Parlamentares do Instituto).

Conteúdos Relacionados