Diretor Parlamentar palestra sobre Reforma da Previdência em Cuiabá

Em palestra proferida na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) pelo 3º Seminário Estadual da Dívida Pública e Reforma da Previdência Social, o Auditor-Fiscal, Marcos Assunção, diretor adjunto de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional, destacou a importância da participação dos Auditores-Fiscais nos debates sobre a Reforma da Previdência. O evento ocorreu no dia 5 de abril no auditório da Faculdade.

A realização do seminário contou com apoio da DS (Delegacia Sindical) Mato Grosso. Foram mais de 150 inscritos, entre alunos da graduação e dos cursos de pós-graduação latu e strictu sensu dos programas de mestrado e doutorado da instituição interessados em acompanhar as palestras e debates. Parlamentares locais também compareceram.

O diretor Marcos Assunção participou do primeiro painel do dia, dedicado a promover uma “Análise da Previdência Social”. À mesa estavam a doutora em Política Social e coordenadora da ACD em Mato Grosso, Marluce Souza, e o mestre em Política Social Bruno Boaventura.

Marcos Assunção abordou aspectos gerais da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 6/2019, a proposta da “Nova Previdência”. “O auditório se mostrou conectado e interessado no assunto, o que pode ser percebido pelo número de questionamentos que foram feitos, inclusive pelos professores da Universidade”, destacou o diretor.

Bruno Boaventura falou a respeito da capitalização e seus impactos nas futuras gerações, também dando ênfase à “importância da participação do Sindifisco nesse debate, tendo em vista essa ser a área de atuação e de expertise dos Auditores-Fiscais”. Já Marluce Souza apresentou um retrospecto do histórico da Previdência no Brasil, desde o século XX.

Para o diretor da DAP, a classe deve participar dos mais variados fóruns de debate. “Assim, nos posicionamos, valorizamos o cargo e damos o destaque devido à nossa instituição, o Sindifisco”, afirmou.

Ainda de acordo com Marcos Assunção, em decorrência desse seminário, o Sindifisco já recebeu novos convites para participar de outros eventos similares ao realizado pela UFMT, sendo boa parte organizados em parceria com a sociedade civil e acadêmica em Mato Grosso.

Conteúdos Relacionados