Apresentação

A Secretaria Geral tem a missão de coordenar e executar projetos e ações, em conjunto com as demais diretorias, além de atuar junto à presidência na articulação política interna e externa. Atualmente, estão à frente da pasta os Auditores-Fiscais Mariana Ribeiro de Araújo e Paulo Roberto Ferreira.

A Secretaria é responsável pelo Departamento de Relacionamento, elo que estabelece a vinculação dos Auditores-Fiscais ao Sindifisco Nacional. Esse departamento está incumbido do controle de filiações e desfiliações, além de gerenciar o acesso ao Portal de Serviços. Eventos como aposentadoria, óbito, vacância e demissão/cassação, que trazem reflexos na relação do filiado com a entidade, também fazem parte do escopo de atuação do Relacionamento.

Com tais atribuições, o departamento é o núcleo responsável pelo tratamento dos dados dos filiados, contando com o auxílio das Diretorias de Comunicação, Jurídica, Plano de Saúde e Administração e Finanças. Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o setor foi reforçado, tendo sido constituída uma equipe multidisciplinar para acompanhar a adequação da entidade às novas regras e exigências.

O departamento também cuida da logística de realização e apuração dos resultados das assembleias, presta suporte ao processo eleitoral da entidade e participa da coordenação da Ouvidoria (em parceria com a Diretoria de Comunicação) e do programa de Carta Fiança (em parceria com a Diretoria de Aposentadoria e Pensões). Ademais, coordena o ingresso de filiados no Clube de Benefícios da entidade.

Entre os projetos recentes da Secretaria Geral, destaca-se o Sindifisco nas Bases, que percorre Delegacias Sindicais de todo o país com o objetivo de estreitar o relacionamento entre a Direção Nacional e os Auditores-Fiscais. Durante os encontros, são discutidas pautas relevantes para a classe, como bônus de eficiência, teletrabalho e Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), além de ações de mobilização diante da conjuntura nacional. Diante do prolongamento das medidas de restrição impostas pela pandemia de coronavírus, o projeto deu lugar, em 2021, ao Conversa com a Classe, série de reuniões virtuais com o mesmo objetivo. Dentro dessa mesma linha, a Secretaria incentivou e coordenou a realização de diversos encontros presenciais e virtuais com participação da Diretoria de Estudos Técnicos, Defesa Profissional, Relações Intersindicais e Justiça Fiscal, entre outras.

A Secretaria Geral trabalha permanentemente para aperfeiçoar a democracia e ampliar a participação dos Auditores-Fiscais no processo decisório do Sindifisco Nacional. Com esse propósito, idealizou e implementou o projeto de Assembleias Telepresenciais, um marco na história da entidade. Aprovada pela classe no segundo semestre de 2019, a proposta se consolidou como ferramenta fundamental durante a pandemia, garantindo eficiência, transparência e segurança aos filiados.

A Secretaria também tem trabalhado na idealização e na coordenação de iniciativas que geram aproximação com a Academia, o Parlamento e a Imprensa, tais como o Fórum Tributário Nacional (FONT) e as 10 Medidas Tributárias Emergenciais. Mais recentemente, a pasta tem se envolvido ativamente, em conjunto com as Diretorias Parlamentar e de Comunicação, na promoção do projeto Tributologia e do Prêmio Caesari, além de contribuir para o desenvolvimento do projeto Auditor em Foco, que fornece um diagnóstico sobre o perfil profissiográfico dos Auditores-Fiscais.

A pasta tem se empenhado na assinatura de convênios com instituições de ensino para oferecimento de cursos de interesse dos Auditores-Fiscais. Além disso, participa ativamente das reuniões com a administração da Receita Federal para tratar de pautas internas.

Atualmente, a Secretaria está engajada na construção de um modelo avaliativo dos Auditores-Fiscais ocupantes dos cargos de chefia, denominado Avaliação 360º. Ainda, em parceria com a Diretoria de Aposentadoria e Pensões, está à frente de uma iniciativa que visa fornecer certificado digital a todos os filiados aposentados, viabilizando a participação desse público no processo eleitoral do Sindifisco Nacional em condições de igualdade com os ativos.